Orquestra Filarmônica homenageia Johann Strauss II

3 Min de Leitura

Uma noite de clássicos vienenses de Johann Strauss II, com entrada franca e regência da maestra Mariana Menezes, no Teatro Sesi, na próxima terça-feira (17/06), às 20h.

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza, assim, na próxima terça-feira (17/06), às 20h, no Teatro Sesi, um concerto especial em homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor austríaco Johann Strauss II. Além disso, a apresentação faz parte da série Concertos Educacionais e será conduzida pela maestra associada Mariana Menezes. No repertório, o público poderá apreciar algumas das obras mais conhecidas de Strauss, como “No Belo Danúbio Azul” e “Valsa do Imperador”.

- Publicidade -

A iniciativa do Governo de Goiás de levar ao público obras clássicas, com entrada gratuita, reforça o compromisso com a democratização da cultura. Além disso, garante acesso gratuito à música de concerto para toda a população, aproximando diferentes públicos das manifestações artísticas. Por meio da Orquestra Filarmônica de Goiás, o Estado promove a valorização da arte e da educação musical, com apresentações abertas ao público. E o melhor: tudo isso sem necessidade de retirada antecipada de ingressos, facilitando a participação espontânea da comunidade.

Com o tema Strauss 200, o concerto reúne um repertório que destaca a genialidade do compositor, considerado o Rei da Valsa. A Orquestra vai interpretar clássicos como “Vozes da Primavera”, “Thunder and Lightning Polka” e “Champagne Polka”, proporcionando momentos únicos ao público. Ademais, o repertório inclui a célebre “Marcha Radetzky” e outros sucessos que marcaram a história da música clássica europeia.

- Publicidade -

Johann Strauss II (1825–1899) foi um dos maiores nomes da música vienense do século 19. Filho de músico, desafiou as expectativas do pai para seguir sua vocação e se tornou um mestre das composições dançantes. Ao longo da carreira, compôs mais de 400 obras, incluindo valsas, polcas, marchas e operetas. Sua música atravessou fronteiras e gerações, transformando o ritmo da valsa em sinônimo de elegância e celebração.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu críticas positivas da revista inglesa Gramophone, uma das maiores do planeta em música clássica. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação mantém o grupo por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, que o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) administra.

- Publicidade -
Foto: Cinthia Oliveira
Compartilhe este artigo