Se você já se perguntou como celebridades e modelos mantêm aquele rubor impecável durante horas, a resposta pode estar em um método que vem ganhando força nas redes sociais e nos bastidores das passarelas: a técnica blush stacking. Ela consiste em aplicar o blush em camadas — combinando diferentes fórmulas, como líquida, cremosa e em pó — para garantir mais intensidade, durabilidade e acabamento sofisticado.
Atualmente, com a popularização de visuais como o “boyfriend blush” e “sunset blush”, sobrepor produtos se tornou uma maneira criativa de brincar com cores e texturas. E o melhor: o método funciona em todos os tipos de pele e estilos de maquiagem.
Em um primeiro momento, pode até parecer trabalhoso, mas com a orientação certa, a técnica se torna simples e altamente personalizável. A seguir, desvendamos o passo a passo e mostramos como incluir essa trend na sua rotina de beleza.
Foto: @patricktabeauty
LEIA MAIS:
Uma tendência que veio da passarela e chegou ao nécessaire
Apesar de soar como novidade, a sobreposição de blush não é exatamente recente. A técnica blush stacking já era usada nos bastidores da moda por nomes de peso, como Pat McGrath e François Nars, muito antes de se tornar viral.
Em seus conteúdos, Patrick Ta, o beauty artist queridinho das estrelas, também demonstra com frequência como criar camadas que resistem à iluminação dos tapetes vermelhos e permanecem intactas por horas a fio. Em sua marca de maquiagem homônima, inclusive, o maquiador desenvolveu um duo de blush cremoso e em pó, ultra pigmentado, ideal para replicar a metodologia em casa. No Brasil, é possível encontrar uma opção similar nas prateleiras da Océane.

Duo Blush, Océane
Como aplicar a técnica blush stacking em três passos, segundo os tutoriais de Patrick Ta
1. Comece com um blush líquido
Com a pele preparada com base, corretivo e contorno cremoso (se assim desejar), aplique seu blush líquido favorito nas maçãs do rosto, subindo, levemente, em direção às têmporas. Esta será a base da sua cor. Portanto, a dica é esfumar com os dedos para alcançar um acabamento natural. Importante: este passo deve ser feito antes mesmo do pó, seja ele compacto ou solto, entrar em cena.

Blush Líquido Strobe Dewy, MAC
- 2. Adicione uma segunda camada com fórmula cremosa
Aqui, você pode investir nas muitas opções cremosas disponíveis no mercado: bastão, cushion, tinted e até o clássico compacto. O ideal é que esta etapa complemente o tom inicial. Dê batidinhas com uma esponjinha e esfume bem as bordas.
- 2. Adicione uma segunda camada com fórmula cremosa

Flush Stick Blush em Bastão, Mascavo
- 3. Finalize com blush em pó
Agora, o foco é fixar tudo com um toque de luminosidade. Em geral, Patrick recomenda aplicar o blush em pó com um pincel fofo, concentrando a cor onde você deseja mais impacto.Blush Talc Free Orgasm, NARS
- Embora não existam regras na maquiagem, o maquiador indica começar sempre pelo produto mais líquido ao mais seco e evitar passar fórmulas cremosas sobre o pó a fim de manter a textura uniforme e evitar acúmulos.
Cuidados essenciais: pele preparada, ferramentas certas e tons complementares
Para garantir um resultado impecável com a técnica blush stacking, a preparação da pele é o primeiro passo. A hidratação adequada faz toda a diferença para a fixação da maquiagem.
Outro ponto importante são as ferramentas: dedos para fórmulas líquidos, esponjas para as cremosas e pincéis para as em pó. É preferível realizar todos os passos com parcimônia para evitar manchas ou excesso de produto.
Na escolha das cores, considere a harmonia. Que tal começar com tons neutros ou profundos, como pêssego escuro ou rosa acinzentado, que funcionarão muito bem como base?. Depois, adicione cor com blushes mais vibrantes como coral ou berry. E sim: o blush também pode vir sobre o bronzer para ainda mais profundidade.
A beleza de sobrepor
O mais interessante da técnica blush stacking é sua versatilidade: pode ser usada por quem ama maquiagem intensa ou por quem prefere um glow discreto. Basta ajustar as cores e camadas ao seu estilo e tom de pele. Se você ainda é iniciante, experimente começar com apenas duas camadas (cremosa e em pó).
Em um momento em que a maquiagem caminha lado a lado com a autoexpressão, sobrepor é uma forma de personalizar ainda mais o seu visual. É hora de dar uma nova vida aos seus blushes esquecidos na gaveta e experimentar essa construção de camadas. O resultado será um rubor duradouro, cheio de personalidade e com acabamento profissional digno de tapete vermelho.

Foto: @patrickta