O sucesso de um projeto não depende apenas de dinheiro. Além de empenho, criatividade e outros requisitos básicos, a verdade é que estabelecer conexões e ter os contatos certos pode valer tanto quanto um aporte financeiro – ou até mais. É justamente isso que torna especialmente significativa a Soho Futures Grant, iniciativa da , que chega agora à casa paulistana.
Anunciada nesta quarta-feira (03.09), a ação vai conceder bolsas no valor de 2.000 libras para ajudar a viabilizar projetos criativos de cinco mulheres. O foco da seleção são mulheres que enfrentam desafios socioeconômicos ou outras barreiras de inclusão para ingressar no mercado das artes e indústrias criativas.
Além do incentivo monetário, as escolhidas vão contar com uma mentoria para seu projeto e um ano de membership na Soho House – período em que serão estimuladas conexões entre as cinco vencedoras e os membros da casa. Se uma das selecionadas for uma artista plástica, por exemplo, a equipe vai procurar organizar encontros entre a criativa e os vários artistas associados, exemplifica Katiane Romero, gerente de comunicação da Soho House São Paulo: “Se tem uma coisa que a Soho House sabe fazer há 30 anos é semear conexões”, complementa.
A seleção será feita por um painel formado pela equipe da Soho House, além de três membros: a especialista em estratégia de marca e inovação Ana Kuroki, a diretora, roteirista e artista Asaph Luccas e a cofundadora da empresa Pantys Emily Ewell.
Podem ser inscritos projetos de arte, design, moda, música, mídia e cinema, com preferência por aqueles que apresentem conceitos envolvendo impactos sociais ou ambientais positivos.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link até 30 de setembro. As vencedoras serão anunciadas em outubro e terão dois meses para desenvolver seus projetos e apresentá-los em um evento programado para dezembro, na sede da Soho House São Paulo.