Equipamentos da Fujifilm desenvolvidos para a medicina humana já são usados em diagnósticos veterinários e garantem mais precisão, conforto e agilidade para pets e seus tutores.
A medicina veterinária brasileira acompanha a evolução do mercado pet e se beneficia cada vez mais de tecnologias antes restritas ao uso humano. Equipamentos como o raio-X e ultrassom portáteis, além dos analisadores de bioquímica seca, permitem exames mais rápidos e precisos. Ademais, oferecem qualidade de imagem elevada mesmo em locais de difícil acesso, garantindo eficiência. Assim, proporcionam conforto e segurança para clínicas, tutores e seus pets. Com um portfólio amplo e diversificado, a Fujifilm – líder mundial em produtos e serviços fotográficos – também atua no segmento healthcare.
Além disso, a marca tem ampliado sua presença no setor veterinário com equipamentos de diagnósticos adaptáveis, antes destinados apenas à medicina humana. Desse modo, reforça seu compromisso com inovação e qualidade nos cuidados de saúde animal. No último ano, os serviços veterinários registraram expansão de 16%, segundo o Sindpetshop-SP, demonstrando o crescimento do setor. Ademais, projeções da Redirection Internacional apontam que a saúde animal deve crescer cerca de 9% ao ano até 2027, alcançando R$ 15,3 bilhões.
Para atender a essa demanda, a Fujifilm apresenta equipamentos como o DRI-CHEM NX600V, analisador de bioquímica seca, que realiza testes em amostras biológicas. Além disso, utiliza apenas reagentes sólidos incorporados nas lâminas, garantindo agilidade e redução de erros. Assim, o processo torna-se mais rápido e confiável em clínicas veterinárias. Compacto, intuitivo e automatizado, o NX600V combina alta precisão com facilidade operacional, dispensando operadores especializados e calibração diária. Além disso, diferentemente de outros equipamentos de análises bioquímicas, não exige adequação estrutural, o que o torna ainda mais prático e ideal para clínicas com equipes enxutas e estruturas reduzidas.
O DRI-CHEM NX600V permite medir até 13 parâmetros simultaneamente, com resultados disponíveis em até seis minutos, acelerando decisões clínicas e aumentando as chances de sucesso terapêutico. Sua portabilidade possibilita o uso em clínicas tradicionais, comunidades remotas, centros de pesquisa, zoológicos e até em animais selvagens ou de pequeno porte, promovendo a democratização do acesso a exames laboratoriais de alta qualidade.
Avanços Tecnológicos da Fujifilm no Diagnóstico Veterinário
Outro destaque da medicina, com a possibilidade de transição de áreas, é o FDR Xair, raio-X portátil de apenas 3,5 kg. Sua tecnologia reduz em até 75% a dose de radiação em comparação com sistemas convencionais e conta com gerador de baixa potência. Ademais, não exige ambientes com proteção radiológica a menos de um metro da fonte. Essa característica facilita a instalação em clínicas menores e torna viável a realização de exames em diferentes cenários, de atendimentos domiciliares a regiões de difícil acesso. Com isso, amplia a flexibilidade do serviço veterinário. Outro equipamento que amplia a flexibilidade do diagnóstico veterinário é o Sonosite Edge II, ultrassom portátil com transdutores à prova d’água. Além disso, permite exames precisos em ambientes variados, incluindo água ou locais com umidade elevada, sem comprometer a qualidade da imagem.
Para Bruna Corazza, especialista de diagnóstico in vitro da Fujifilm Brasil, a integração dessas soluções à rotina veterinária representa um importante avanço no setor.
“A tecnologia facilita o processo de diagnóstico e tratamento, garantindo mais conforto e segurança para os animais e tranquilidade para seus tutores. Além disso, contribui para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso terapêutico”, afirma.
Esse avanço no mercado veterinário reflete a transformação global da Fujifilm. No Brasil, a divisão de saúde alcançou rapidamente a tradicional área de fotografia, consolidando-se como um dos pilares da companhia. Inovadora por essência, a empresa segue ampliando seu portfólio para além da fotografia e da medicina humana, oferecendo soluções que passam por radiologia, gestão de dados clínicos, até medicina veterinária, reforçando sua posição como referência em tecnologia para diferentes setores da economia.
“Os animais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e as pessoas os veem como membros da família, buscando soluções cada vez mais humanizadas. O avanço tecnológico acompanha esse crescimento do mercado pet, reforçando a demanda por serviços veterinários de alta qualidade”, encerra Dr. Luiz Fernando Guaraná, médico veterinário especializado em práticas não convencionais.