Explosão cultural, isenção do visto e popularização nas redes explicam o novo boom do turismo no Japão, aponta a Civitatis
O Japão vive um dos seus melhores momentos como destino turístico entre brasileiros. Segundo dados da plataforma de turismo Civitatis, as reservas para o Japão cresceram mais de quatro vezes no primeiro semestre de 2025. Esse aumento reflete o interesse crescente dos brasileiros pelo destino asiático, motivado por fatores culturais e menos barreiras burocráticas. Além disso, a comparação com 2024 mostra um salto significativo nas buscas por experiências únicas no país oriental.
“A combinação entre o fim da exigência de visto, o apelo cultural crescente e a visibilidade do Japão nas redes sociais criou um cenário ideal para que o país disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025”, afirma Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.
No primeiro semestre do ano, Tóquio, Kyoto e Osaka lideraram as reservas feitas por brasileiros na Civitatis no Japão. Já entre os passeios pagos, os três favoritos do público do país são o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e ao lago Ashi, ambos com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan.
“Temos investido fortemente na oferta de passeios em português em destinos do mundo todo para facilitar ainda mais a jornada dos nossos viajantes.”
Cultura pop, redes sociais e fim do visto
Para Alexandre Oliveira, três fatores explicam o fenômeno do aumento nas viagens ao Japão: a retirada da exigência de visto, o crescimento da cultura asiática no Brasil. Ademais, destaca-se a forte presença do Japão nas redes sociais, especialmente entre o público mais jovem.
A política de isenção de vistos do governo japonês, iniciada em 2023, facilitou entradas de brasileiros com estadias de até 90 dias. Além de reduzir burocracias, a medida também diminuiu custos e incentivou novas viagens ao país. Segundo a Civitatis, houve impacto imediato no volume de reservas para o Japão.
Ao mesmo tempo, o interesse pela cultura japonesa ganhou força no Brasil, especialmente entre o público jovem. Segundo levantamento da plataforma Winnin, cerca de 50 mil vídeos sobre cultura oriental foram produzidos no Brasil nos últimos 12 meses. Esses conteúdos geraram aproximadamente 12 milhões de visualizações e 185 mil interações nas redes sociais. Assim, observa-se uma crescente valorização da cultura asiática no universo digital brasileiro.
Esse fenômeno também impulsiona eventos e locais voltados à cultura nipônica no Brasil, como o famoso Bairro da Liberdade, em São Paulo. De acordo com a APECC, o bairro recebe cerca de 20 mil visitantes a cada final de semana. Além disso, o fluxo tende a crescer com o interesse pela cultura japonesa. Este número se multiplica durante eventos como o Tanabata Matsuri, que reuniu 120 mil pessoas em 2024.
O festival Anime Friends, realizado em São Paulo, também confirma esse cenário, com mais de 150 mil visitantes em três dias de evento na edição de junho de 2025.
Japão nas redes e a influência das celebridades
Para Alexandre, a popularização do Japão entre celebridades brasileiras também contribuiu para ampliar o interesse pelo destino. Em 2025, nomes como a influenciadora Virgínia Fonseca e seu ex-marido, o cantor Zé Felipe, que juntos reúnem mais de 84 milhões de seguidores no Instagram, visitaram o país e compartilharam momentos em Tóquio e no Monte Fuji, que conta com visitas guiadas em conjunto com Kamakura e o lago Ashi.
Já Fábio Porchat esteve no Castelo de Osaka, que oferece visita com audioguia em inglês. Eles se somam a nomes que visitaram o destino em 2024, como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel.
“Esse ‘efeito celebridade’ ajudou a consolidar a imagem do Japão como um destino completo: tecnológico e cultural, urbano e de natureza, com atrações que vão de parques temáticos a trilhas nas montanhas japonesas”, explicou o Country Manager da Civitatis.
Experiências práticas e acessíveis atraem brasileiros
De acordo com a Civitatis, uma das principais apostas da empresa para o Japão em 2025 são os tours guiados em português, que seguem em alta demanda entre os brasileiros. A plataforma já oferece esse serviço em cidades como Tóquio, Kyoto e Osaka, além de estar presente em destinos como Nara e Hiroshima. A proposta turística do Japão é explorar sua diversidade, com roteiros que vão desde passeios naturais, como a visita ao Monte Fuji. Além disso, há experiências culturais em bairros históricos, vivências gastronômicas e entrada em parques temáticos de destaque internacional. A possibilidade de parcelamento também vem contribuindo para a boa aceitação entre os viajantes, conta Alexandre.
“Combinando tradição milenar, cultura pop, presença massiva nas redes sociais e agora menos barreiras de entrada, o Japão se consolida em 2025 como um dos destinos mais desejados dos brasileiros”, finaliza o Country Manager da Civitatis.


Fotos: Divulgação