Ele pode ser um espaço pouco lembrado, ornamentado com um vasinho de planta na bancada e olhe lá – ou pode esbanjar uma decoração arrasadora, daquelas que surpreendem e fazem as visitas ficarem encantadas com cada detalhe. De fato, o lavabo é um ambiente que normalmente não tem um meio termo: ou não se dá muita bola para ele, justamente por ser um local pouco usado pelos moradores, ou se aproveita para ousar nos revestimentos e elementos no décor.
Se você ainda está em dúvida sobre arriscar na decoração desse espaço, considere alguns pontos que podem ajudar nessa decisão, como entender sua funcionalidade. O lavabo, diferentemente do banheiro, está livre do vapor d’água do chuveiro, portanto, ele pode ser revestido com materiais que não são indicados para ambientes com umidade, como papéis de parede ou lâminas de madeira, por exemplo. Além disso, sua bancada precisa ser funcional para lavar as mãos, mas não precisa atender a um uso pessoal e cotidiano. Assim, cubas esculturais e de presença marcante são bem-vindas.
Leia também:
Com relação à iluminação, nos lavabos ela pode ser cênica, com recortes luminosos, pontos de luz suaves ou sistemas ocultos atrás de espelhos, que por sua vez podem ter designs mais soltos e orgânicos. E, como é um ambiente de pouca permanência, as cores fortes e vibrantes, assim como as estampas para cobrir as superfícies, são ótimas pedidas. Então, se existe um ambiente da casa perfeito para você ousar no décor, ele definitivamente é o lavabo. Para se inspirar, veja alguns ambientes abaixo com propostas diferentes e criativas.
Lavabo com bancada colorida e parede listrada
Foto: Instagram/@dudasennaarquitetura | Gisele Rampazzo
O lavabo da arquiteta Duda Senna ganhou um décor inteiro num tom goiaba, da bancada de superfície sólida ao papel de parede com listras largas. Em uma nuance semelhante, o piso de cerâmica completa o ambiente quase monocromático, realçado pelo espelho de formato orgânico e tamanho generoso.
Clima sóbrio e elegância com revestimento de madeira
Foto: Instagram/@figaarquitetura | Mariana Orsi
Assinado pelo escritório Figa Arquitetura, este lavabo exibe paredes e forro em madeira nogueira. O revestimento também aparece replicado na saia da bancada de pedra esculpida, emoldurando a peça. Já os detalhes em preto – do misturador, da louça sanitária e da moldura do espelho – arrematam o décor.
Leia também:
Vibe boho com cuba artesanal e fibras naturais
Foto: Instagram/@iamhayleystuart
As cubas de apoio atendem bem a lavabos, mesmo os modelos menores, como esta peça marroquina pintada à mão. Neste ambiente, ela se combina a toalhas artesanais e itens de bambu e fibras naturais, também indicados para decorar esses espaços que, ao contrário dos banheiros, estão livres do excesso de umidade.
Lavabo com pedra rústica e fechamento de madeira
Foto: Instagram/@cassim_calazans | Evelyn Müller
Protagonista no ambiente projetado pelo escritório Cassim Calazans, esta cuba de 350 kg esculpida em granito com acabamento natural faz uma linda dupla com o delicado espelho de desenho orgânico. Nesta proposta de lavabo, o espaço do lavatório fica semiaberto para a sala, protegido pela divisória de madeira.
Combinação de papel com estampas e cores intensas
Foto: Instagram/@mv.architects | Ian Michelman
O papel de parede com inspiração vitoriana e ilustrações atuais definiu o tom da tinta aplicada nas demais superfícies e também a cor da cuba deste pequeno lavabo – a peça e as molduras replicam os azuis que formam os desenhos sobre o fundo mostarda do revestimento. Projeto do escritório MV Architects.
Lavabo com travertino, muxarabi e toques dourados
Foto: Instagram/@mandrilarquitetura | Israel Gollino
Uma cuba de piso esculpida em travertino dá o tom da decoração ousada deste lavabo criado pela arquiteta Helena Kallas, do escritório Mandril Arquitetura. Além da peça imponente acompanhada de metais dourados, o espaço ganhou uma tela tensionada com iluminação de LED junto de um forro de muxarabi de madeira.