Marca superesportiva premium da BYD, a Yangwang U9 Track Edition, quebra o recorde em Papenburg, na Alemanha, e redefine os limites dos supercarros elétricos nas mãos do piloto profissional Marc Basseng
A BYD vem quebrando recordes com frequência, seja em números de vendas globais ou no volume de produção de carros eletrificados. E em agosto de 2025 não foi diferente: o título de veículo elétrico mais rápido do mundo foi conquistado pelo Yangwang U9 Track Edition, superando expectativas. O feito ocorreu ao alcançar a impressionante marca de 472,41 km/h durante testes de velocidade realizados na pista de Papenburg, localizada na Alemanha. Ademais, o desempenho estabeleceu um novo recorde global para veículos elétricos, consolidando a posição do modelo como referência em inovação, potência e velocidade.
Esse recorde foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que também esteve ao volante no último recorde global de velocidade para veículos elétricos em 2024. Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, ele declarou:
“No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.
Pertencente à marca superesportiva premium Yangwang, o U9 Track Edition utiliza a plataforma e4 e a arquitetura DiSus-X do U9, priorizando o desempenho. Além disso, essa versão incorpora a inovadora plataforma veicular de 1200V, a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial, consolidando um marco. Além disso, o modelo conta com sistema de gerenciamento térmico otimizado, preparado especialmente para suportar condições extremas de condução sem comprometer a eficiência.
Tecnologia e estabilidade em alta velocidade
Potência contínua e estabilidade em altas velocidades, duas combinações necessárias para quebrar um recorde mundial como esse. Para isso, a plataforma e4 comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores com propulsores de alto desempenho de 30.000 rpm para entregar potência máxima de 555kw (755 cv) por motor, o que resulta em uma potência combinada que supera os 3.000 cv. Esse conjunto confere ao veículo uma impressionante relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, o que coloca ele na elite da indústria automotiva global.
O sistema de vetorização de torque independente com quatro motores da plataforma e4 monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultraelevada, superando 100 interações por segundo. Isso significa que, mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, o que evita qualquer deslizamento ou perda de tração.
Já o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X executa ajustes rápidos e independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas mais fechadas ou ao enfrentar superfícies irregulares. Essa tecnologia não apenas reduz movimentos de mergulho e rolagem, mas também amplia o conforto e a confiança do condutor em situações adversas. Ademais, otimiza a área de contato dos pneus com o solo, resultando em melhor aderência e garantindo performance elevada nas mais diversas condições de condução. Em sinergia com a Plataforma e4, o sistema DiSus-X expande a garantia de estabilidade veicular e segurança na condução.
Diferente de supercarros tradicionais, o Yangwang U9 combina a exclusiva arquitetura do sistema DiSus-X com a plataforma e4, oferecendo inovações significativas em tecnologia automotiva. Ademais, introduz o conceito de controle da carroceria em diversas condições de pista, explorando limites de segurança e desempenho em ambientes competitivos. Já a versão Yangwang U9 Track Edition preserva o design aerodinâmico do Yangwang U9 e oferece um difusor dianteiro em fibra de carbono, opcional e aprimorado. Além disso, esse item, disponível em larga escala, comprova a concepção científica e a confiabilidade técnica do modelo em condições extremas de condução.
Pneus de alta performance e segurança
Para aprimorar o desempenho e durabilidade dos pneus em condições extremas de condução, a Yangwang se baseou em dados coletados durante diversos testes realizados na Alemanha em 2024. Assim, estabeleceu parceria com a Giti Tire para desenvolver um pneu semi-slick voltado especificamente para aplicações de pista de alta performance.
Esse pneu de alto desempenho conta com compostos otimizados e um desenho exclusivo de banda de rodagem, projetado para oferecer maior eficiência e resistência. Ademais, possui tratamento inovador de texturização na interface entre roda e pneu, garantindo aderência superior. A tecnologia empregada no desenvolvimento do pneu garante redução significativa do deslizamento relativo entre pneu e roda durante acelerações bruscas e também em frenagens intensas. Desse modo, ocorre diminuição da perda de torque, bem como do desgaste excessivo, o que favorece a longevidade dos componentes envolvidos. Além disso, a otimização aumenta a previsibilidade e a estabilidade do veículo durante manobras, reforçando segurança e confiança para o condutor em situações desafiadoras.
Ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, a Yangwang redefine o conceito de supercarro sustentável. Aliada ao compromisso da BYD com a inovação e a sustentabilidade, a Yangwang emprega tecnologias de ponta para oferecer desempenho incomparável. Além disso, assegura segurança e entrega uma experiência de condução única, reforçando sua posição no mercado automotivo com inovação e responsabilidade sustentável.


Fotos: Divulgação