Todas as pessoas que vão à academia provavelmente já ouviram falar que o agachamento é o exercício mais importante no treino de pernas. Mas, e se o verdadeiro segredo para a evolução dos membros inferiores estivesse justamente em dar atenção especial a uma perna por vez?
Muito além da estética, os treinos de membros inferiores são fundamentais para a saúde, a mobilidade e o desempenho físico. No entanto, quem deseja resultados mais equilibrados, seja na força, na postura ou na prevenção de lesões, pode encontrar nos exercícios unilaterais uma vantagem: “É muito comum que tenhamos um lado mais forte ou mais coordenado do que o outro, o que pode gerar assimetrias importantes e, com o tempo, sobrecargas excessivas nas articulações”, explica o educador físico Master Trainer da Life Fitness / Hammer Strength, Cesar Lobão. “Trabalhar uma perna de cada vez pode ajudar a identificar e corrigir essas diferenças, promovendo uma produção de força mais equilibrada e, portanto, eficiente”, esclarece.
Equilíbrio, ativação e segurança
Exercícios unilaterais recrutam mais a musculatura estabilizadora, além de exigir maior coordenação e controle neuromuscular. Ou seja: a complexidade desses exercícios resulta em um estímulo mais complexo. Além disso, por exigir mais estabilidade, esses exercícios ativam músculos normalmente subutilizados, como o glúteo médio e os grupos musculares estabilizadores.
Lobão explica que esta também pode ser uma alternativa mais segura para quem sente desconforto ao realizar exercícios como o leg press tradicional ou o agachamento, já que a carga deverá ser menor nos movimentos unilaterais, reduzindo, dessa forma, a pressão sobre a lombar. “Esse tipo de exercício também é ótimo para quem está em fases de reabilitação, porque permite um ajuste mais preciso nos membros ou segmentos lesionados”, completa.
Para se convencer de vez, aqui estão 5 motivos do porquê incluir exercícios unilaterais no treino de pernas:
1. Corrigir assimetrias no desempenho: é comum uma perna ser mais forte ou estável que a outra. Exercícios unilaterais ajudam a equilibrar isso, o que pode ser benéfico em algumas modalidades esportivas específicas.
2. Ativação do core: por exigir maior controle e coordenação intermuscular, ativa músculos estabilizadores em diferentes segmentos corporais.
3. Maior segurança com menos carga: como o esforço é dividido, é possível trabalhar de forma intensa utilizando cargas mais leves, reduzindo o risco de sobrecargas excessivas na região lombar e nas articulações.
4. Estimula ganhos até na perna não treinada: graças ao efeito conhecido como “educação-cruzada”, treinar unilateralmente pode gerar adaptações positivas no membro contralateral (i.e., braço ou perna que não realizou o exercício).
5. Variação dos estímulos de treinamento: A variabilidade na seleção dos tipos e modos de execução dos exercícios é um princípio importante no treinamento de força e costuma otimizar os processos de aumento de força e de coordenação intra e intermuscular. Como a maioria dos exercícios é realizada de maneira bilateral, a inclusão do movimento unilateral nas sessões de treino pode ser um estímulo importante para o ganho de força.
Conheça o Super Squat Press, lançamento da Life Fitness / Hammer Strength
Para tornar esse tipo de treino ainda mais eficiente, Life Fitness / Hammer Strength acaba de lançar o Super Squat Press, equipamento da linha Hammer Strength que incorpora a biomecânica da Cybex Squat Press, agora com ainda mais potência e versatilidade.
Com peças de trabalho unilaterais, a máquina permite que cada perna seja desafiada de forma independente, promovendo um desenvolvimento muscular mais equilibrado e funcional. A plataforma articulada para os pés garante o posicionamento ideal dos tornozelos durante todo o movimento, enquanto a curva de força foi projetada para oferecer uma experiência fluída, suave onde deve ser, e intensa onde é preciso.
Ideal para academias e centros de treinamento de alto rendimento, o Super Squat Press também oferece suporte para cargas extremas e design ergonômico, com alças de liberação e travamento posicionadas de forma acessível para maior segurança e praticidade.