Após o sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, o The House of Suntory Experience segue para Brasília em agosto, com experiências sensoriais que unem jazz, coquetelaria e a arte japonesa da hospitalidade.
Em sua terceira edição, o The House of Suntory Experience 2025: Hibiki Listening Sessions amplia seu alcance com novas experiências sensoriais. Além disso, convida o público para uma imersão em música, coquetelaria, omotenashi e gastronomia. Inspirado nos Listening Bars japoneses, o evento deste ano — chamado The House of Suntory Experience 2025 — ocorre no restaurante Tarso, em Brasília. Assim, propõe uma ativação dos cinco sentidos, unindo som, sabor e experiência musical cuidadosa. Serão duas sessões especiais que celebram a vertente musical do jazz japonês e seu papel na criação dos listening bars. Ademais, a harmonização será feita com o premiado Hibiki Whisky, da The House of Suntory.
Baseado em estudos sobre como as frequências sonoras afetam a percepção de sabores, o evento reforça a conexão entre tradição e inovação. Dessa maneira, oferece uma nova leitura dos rituais da coquetelaria japonesa.
“Nós, na Suntory Global Spirits, temos o desafio constante de criar experiências imersivas e inesquecíveis para nossos consumidores desde 2023. Nosso objetivo é sempre integrar os valores e filosofia da The House of Suntory, combinando nosso DNA com parceiros estratégicos e promovendo o encontro enriquecedor das culturas brasileira e japonesa.” diz Lizandra Freitas, presidente do grupo japonês Suntory Global Spirits na América do Sul e Central, proprietária do whisky Hibiki.
Listening Bars: Onde Música e Degustação se Encontram
A escolha dos Listening Bars como cenário do evento reforça a conexão entre Japão e Brasil. Inspirados nos Jazz Kissa, cafés japoneses criados na década de 1920 para audições de jazz, os listening bars valorizam som de alta fidelidade. Ao longo do tempo, passaram a incorporar novas sonoridades. Hoje, unem jazz e coquetelaria, tendência em capitais do mundo.
Nesta edição, Camilo Rocha assina a curadoria musical, enquanto Alex Mesquita assume a criação dos coquetéis. Além disso, Yasmin Yonashiro aplica a filosofia japonesa Omotenashi por meio de sua consultoria. Assim, cada sessão oferece uma experiência única, pautada na empatia e no acolhimento. O evento já passou por São Paulo, no Kotchi Bar, e pelo Rio de Janeiro, no Elena Horto. Agora, chega a Brasília, no restaurante Tarso. O chef Paulo Tarso assina o menu e cria receitas autorais com ingredientes frescos e técnicas precisas. Ademais, ele harmoniza os pratos com coquetéis elaborados com whisky japonês.
Sessão Jazz Hibiki serão duas sessões que celebram a icônica marca de whisky, respectivamente, da The House of Suntory
As sessões do The House of Suntory Experience 2025: Hibiki Listening Sessions, celebram um dos maiores ícones do luxo japonês, explorando a tradição e sofisticação de Hibiki, um blended whisky super premium reverenciado e premiado mundialmente, conectando-se com as várias vertentes do jazz japonês.
“A curadoria das sessões explora as paletas diversas do jazz japonês, construindo uma experiência sensorial que aguça os cinco sentidos através de ondas sonoras e conectando cores, sabores e sons de forma única.” diz Camilo Rocha, pesquisador musical.
Especialistas desenvolveram a curadoria sensorial da The House of Suntory Experience 2025: Hibiki Listening Sessions para garantir máxima imersão no evento. O time traduz a essência das marcas em uma experiência completa:
- Camilo Rocha – DJ, jornalista e pesquisador musical, assina a curadoria sonora, conectando ritmos e frequências que potencializam a experiência gustativa.
- Alex Mesquita – Mixologista renomado, responsável pela criação de coquetéis exclusivos alinhados às nuances musicais e à harmonização sensorial.
- Yasmin Yonashiro – Especialista em omotenashi, a arte japonesa da hospitalidade que valoriza atenção aos detalhes e um serviço genuíno. Sommelière, ela combina sua expertise para criar experiências refinadas, elevando a conexão com a tradição e os rituais de degustação.
Lançado em 1989 em comemoração ao 90 aniversário da Suntory, Hibiki representa a harmonia e filosofia da cultura japonesa, expressas nas 24 facetas do design da sua garrafa, que representa as 24 horas do dia e as 24 micro estações do calendário tradicional japonês. Hibiki já ganhou medalhas de ouro nas mais reconhecidas competições internacionais.
O portfólio no Brasil também inclui os single malts Yamazaki e Hakuchu e o single grain The Chita (componentes do blend de Hibiki). O portfólio The House of Suntory reforça o espírito tradicional da cultura japonesa, por meio dos ingredientes e do design de suas garrafas, destacando-se no mercado brasileiro.


Fotos: Rubens Kato