São Paulo recebe final do Grand Chess Tour 2025, campeonato mundial de xadrez

3 Min de Leitura
Foto: Lennart Ootes/ Divulgação

Pela primeira vez na América Latina, o principal circuito mundial de xadrez chega ao Brasil. As finais do Grand Chess Tour 2025 acontecerão de 28 de setembro a 3 de outubro, no WTC Events Center, em São Paulo (SP), com a cerimônia de abertura no sábado, 27 de setembro, que contará com a presença especial do lendário campeão mundial Garry Kasparov.

Este ano marca um momento histórico: o 10º aniversário do Grand Chess Tour, fundado em 2015 pelo próprio Kasparov. Ao longo da última década, o circuito reuniu os melhores enxadristas do mundo diante de plateias globais, tornando o xadrez mais acessível e inspirando novas gerações.

As finais de 2025 terão a participação dos quatro jogadores que mais pontuaram ao longo da temporada, em torneios realizados na Europa e Estados Unidos. Estão confirmados os grandes mestres Maxime Vachier-Lagrave (França), Fabiano Caruana (EUA), Levon Aronian (EUA) e Praggnanandhaa R. (Índia), que disputarão o título de vencedor do torneio.

- Publicidade -

O prêmio total é de US$1,6 milhão, sendo US$350 mil destinados às partidas eliminatórias das finais, patrocinadas pela Superbet Foundation e pelo Saint Louis Chess Club, organizações sem fins lucrativos dedicadas à educação enxadrista e à expansão do jogo pelo mundo.

O evento é organizado com o incentivo da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Federação Brasileira de Xadrez e o clube Xeque&Mate, com apoio financeiro da Superbet Foundation e do Saint Louis Chess Club. Nesta edição, o tema é “Unindo Mentes”, celebrando a vida, a paz, os valores compartilhados e a excelência intelectual, mostrando o xadrez como uma força de união e benefício coletivo.

- Publicidade -

“Celebrar o 10º aniversário do GCT é um marco para a comunidade enxadrística global”, disse Michael Khodarkovsky, diretor executivo do GCT. “Este ano foi um dos mais competitivos e emocionantes, e estamos entusiasmados em ver o circuito culminar com as finais no Brasil, um palco digno de um momento tão importante da história do GCT.”

- Publicidade -

“Trazer as finais do Grand Chess Tour para o Brasil coloca São Paulo no mapa global do xadrez e esperamos que motive uma nova geração de enxadristas em toda a América Latina. Ao apoiar competições de classe mundial como o GCT, buscamos tornar o xadrez mais acessível e destacar seu poder de unir e inspirar pessoas de todas as origens”, afirmou Augusta Dragic, presidente da Superbet Foundation. Os ingressos para o torneio estão disponíveis em: https://grandchesstour.com.br/

Compartilhe este artigo