Tecnologia conectada da Samsung permite eficiência operacional, aumento de receitas e atendimento de excelência para os hóspedes
Imagine chegar a um hotel, abrir a porta com o celular, ajustar a temperatura pelo tablet e pedir jantar sem tocar no telefone do quarto. Essa é a experiência que a Samsung oferece ao setor de hotelaria em toda a América Latina por meio de um portfólio robusto de soluções B2B. Além disso, a empresa conta com um ecossistema de tecnologia totalmente integrado, capaz de reduzir custos operacionais em até 30% para os clientes. Desse modo, consegue otimizar processos internos, além de ampliar as receitas dos empreendimentos, garantindo mais eficiência e competitividade no mercado hoteleiro da região.
De acordo com Kaue Melo, diretor sênior da divisão de B2B da Samsung Brasil, a proposta da companhia vai além da automação tradicional nos hotéis. Para isso, integra soluções de climatização inteligente, displays interativos no saguão, tablets para pedidos em resorts e wearables usados pelos funcionários. Ademais, todas essas tecnologias operam em uma única plataforma conectada, o que aumenta a eficiência operacional e melhora a experiência de hóspedes e gestores.
“Esse ecossistema tecnológico permite que hotéis, de diferentes categorias, ofereçam uma hospitalidade conectada com alto nível de serviço e operação fluida, além de contribuir para a fidelização dos hóspedes por meio de uma experiência exclusiva e personalizada”, ressalta o executivo.
Conforto e sofisticação com soluções inteligentes
A climatização é um dos principais fatores que impactam a percepção de conforto do hóspede. Por isso, o uso do Cassete de 1 Via WindFree nas suítes é uma oportunidade de proporcionar um ambiente mais limpo visualmente, sem comprometer o desempenho. Instalado no teto, o modelo libera espaço nas paredes e se integra ao ambiente com eficiência térmica e estética moderna, agregando valor ao projeto. Além disso, facilita a manutenção dos dutos, uma vez que exige apenas 13,8 cm de altura no entreforro para instalação, garantindo praticidade aos hotéis.
O aparelho também conta com a tecnologia WindFree, que distribui o ar de forma uniforme, sem correntes diretas, promovendo conforto térmico constante e silencioso. Além disso, a economia de energia chega a até 70%, combinando dois diferentes modos de uso: o Modo Energia com AI, que garante uma economia de 20% quando conectado à rede Wi-Fi e ao aplicativo SmartThings, regulando a temperatura-alvo de forma inteligente, além do Modo WindFree, que economiza até 55%1 com funcionamento silencioso.
Outro destaque são as soluções de sinalização digital com displays modernos, como o novo Color E-Paper de 32 polegadas (modelo EM32DX) da Samsung. Essas ferramentas ajudam a criar uma recepção mais moderna e funcional, além de permitirem o uso da avançada tecnologia de tinta digital. Dessa forma, os hotéis têm consumo de energia ultrabaixo, alta visibilidade das mensagens e um design leve, que harmoniza perfeitamente com o ambiente. Dessa forma, ele é uma alternativa de exibição com menor impacto ambiental e flexível para as empresas, podendo ser utilizado para diferentes áreas do hotel.
O uso da solução pode ser integrado ao lobby, trazendo informações personalizadas sobre eventos, horários, restaurantes e atrações de forma prática aos hóspedes. Assim, otimiza o fluxo de informações e melhora significativamente a experiência de quem chega ao hotel, tornando o atendimento mais ágil e eficiente.


Serviços sem contato e personalização total
No check-in, com quiosques de autoatendimento, os hotéis podem eliminar filas e acelerar a entrada. Já no quarto, o hóspede pode usar os recursos das linhas Galaxy de smartphone e tablet para abrir a porta e controlar iluminação e temperatura. Ademais, pode pedir refeições ou agendar serviços via aplicativo, sem precisar interagir fisicamente com a equipe, garantindo mais conforto e privacidade. Além disso, a tecnologia de tradução em tempo real do Galaxy AI suporta até 13 idiomas, facilitando a comunicação entre hóspedes e funcionários.
Também nos quartos, a Samsung oferece uma categoria de TVs diferenciadas que permitem o up-selling de serviços adicionais, como pacotes turísticos e souvenirs. Com isso, os hotéis podem até vender exibições privadas de filmes, criando novas fontes de receita e aumentando o faturamento de forma estratégica.


Eficiência operacional e trabalho mais ágil
Para os colaboradores, dispositivos conectados e automação reduzem a carga de trabalho e aumentam a produtividade. Por isso, o monitoramento de instalações via IoT permite manutenções preventivas, enquanto notificações instantâneas agilizam respostas as solicitações de hóspedes, garantindo um atendimento proativo.
Os dispositivos robustos da marca, como os smartphones Galaxy XCover7, têm foco em durabilidade e produtividade, permitindo a comunicação ágil entre equipes de limpeza, manutenção e recepção, e contribuindo para um serviço mais proativo e coordenado.
Desenvolvido para proporcionar resistência à água, a quedas e à poeira, o dispositivo oferece, além de proteção e resistência elevadas, o suporte e conexão rápida por meio da rede 5G e Wi-fi 6E, para que o trabalho seja contínuo. Isso ajuda a receber notificações importantes em tempo real e monitorar indicadores operacionais durante a estadia dos hóspedes.
“Nosso objetivo é entregar aos hotéis um ecossistema que una design, tecnologia e gestão inteligente, ajudando nossos parceiros a otimizar custos, aumentar receitas e elevar a experiência do hóspede a um novo patamar”, conclui Kaue.
Para demonstrar as soluções B2B voltadas para diversos segmentos, a Samsung inaugurou o Business Experience Studio, um espaço que oferece vivência prática do ecossistema de soluções B2B integradas da marca para verticais como finanças, varejo, educação, entre outras.
Quer saber mais sobre as soluções B2B da Samsung? Acesse a Samsung Newsroom Brasil.

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