On SP City Marathon conquistou crescimento de 20% em relação ao ano anterior
Os números impressionam! A edição 2025 da On SP City Marathon conta com 24.249 inscritos para a maior e mais completa maratona da cidade de São Paulo. Além disso, a corrida, organizada pela Iguana Sports, oferece estrutura nível internacional e faz parte do calendário mundial de corridas de rua, seguindo critérios técnicos da World Athletics, com as distâncias aferidas por medidor oficial da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Vale destacar que dos inscritos, 64% são homens e 36% mulheres. Por fim, a busca pela corrida tem crescido nos últimos anos, impulsionada por ser uma atividade acessível e democrática: sem restrição de idade, distância ou local para a prática. Ademais, outra variante importante é a busca constante por um lifestyle mais saudável.
A adesão ao esporte registrou um aumento de 20% em relação à edição da On SP City Marathon de 2024. A Gen Z teve um papel importante nesse crescimento, representando um acréscimo de 4 pontos percentuais em comparação ao ano anterior. De acordo com o relatório do primeiro semestre de 2025 da FPA (Federação Paulista de Atletismo), as corridas de rua tiveram um aumento de 62% em comparação ao mesmo período no ano passado. A expectativa é que o ano termine com mais de 1.100 eventos oficialmente autorizados, sendo o maior número da história das corridas de rua no estado de São Paulo.
Com o crescente número de corredores, a segurança dos atletas também foi outro fator que recebeu atenção redobrada nesta edição. Por isso, em parceria com a Prevent Sênior, foram distribuídos, ao longo do percurso, mais de 15 pontos de apoio com equipe médica especializada por todo o trajeto.
Programação, Transmissão e Animação na On SP City Marathon 2025
Além disso, a edição de 2025 está marcada para o dia 27 de julho e oferece dois percursos: maratona completa e meia-maratona. A largada será a partir das 5h15, em frente ao Estádio do Pacaembu, em ondas com intervalos entre 5 e 15 minutos. Já a linha de chegada será no Jockey Club.
Para quem desejar acompanhar o evento online, a transmissão ao vivo acontece a partir das 5h05 do domingo, 27. Será possível assistir pelo canal do YouTube e Instagram da Iguana Sports, além do canal oficial da On SP City Marathon. Afinal, a apresentação ficará a cargo de Sérgio Rocha e Ricardo Nishizaki.
Além disso, todo o percurso será transmitido nos telões da arena e será acompanhado por 3 atrações musicais para animar o público presente.
Informações gerais da prova
Acesso à largada
- A Avenida Pacaembu estará fechada em direção à Praça Charles Miller.
- Portanto, de carro, o acesso poderá ser feito pela Avenida Dr. Arnaldo, pela Rua Cardoso de Almeida ou por dentro do bairro Higienópolis.
- Assim, o mais indicado é ir para a largada de Uber, aplicativos ou transporte público.
Estações de Metrô mais próximas
- Estação Clínicas (Linha 3 -Verde) 1,6 km
- Estação Paulista (Linha 4 – Amarela) 1,7 km.
Chegada
- Jockey Club de São Paulo
- Acesso pelo portão 12 na Rua Dr. José Augusto de Queiroz (Próximo ao Empório Varanda).
Acesso à chegada
Estações de Trem e Metrô mais próximas:
CPTM
- Estação Cidade Jardim (Linha 9 – Esmeralda) 1,5 km.
- Estação Hebraica-Rebouças (Linha 9 – Esmeralda) 2,5 km.
METRÔ
- Estação Butantã (Linha 4 – Amarela) 2,6km.
- Não há estacionamento próximo à arena de chegada.
Transporte da Chegada para a largada após a prova
- Adquira o seu Bus Ticket na Expo, por R$ 60,00.
- Além disso, o horário do transporte será das 8h00 até às 12h45.
- O embarque, por sua vez, acontece na esquina da R. Itapé-Açu com a Marginal Pinheiros, com acesso pelo Portão 12 do Jockey.
Fotos
- FOTOP parceiro oficial Iguana Sports.
- Garanta seu pacote antecipado aqui.
Premiação
- 21.1K: 8h00
- 42.2K: 9h30
- Categorias 21.1K e 42.2K: 10h30
TOP 100
- Premiação especial para as 100 primeiras mulheres e os 100 primeiros homens que cruzarem a linha de chegada (tempo líquido).
- Nesse sentido, o TOP 100 da meia-maratona (21.1K) terá início a partir das 9h00.
- Já o TOP 100 da maratona completa (42.2K) começará a partir das 10h00.
Onde retirar:
- Tenda Medalha TOP 100
Importante: não serão entregues ou enviadas medalhas após este período.
Resultados:
- Acesse pelo QR Code no seu número de peito.
- O link também estará disponível na bio do Instagram e no nosso site.
Campeonato Pan-Americano de Maratona
Em 2025, o evento também sedia o Campeonato Pan-Americano de Maratona, disputado simultaneamente com a maratona principal. Além disso, é a primeira vez que a On SP City Marathon recebe uma etapa do campeonato, funcionando como uma prova à parte, disputada dentro da prova principal, apenas para os atletas inscritos nas respectivas delegações.
Vale destacar que São Paulo é a maior cidade brasileira e a quarta metrópole do mundo em população (12,3 milhões de habitantes), por isso é um destino cobiçado pelo turismo, tanto por ser cosmopolita, quanto pela gastronomia e cultura. A APA ainda destacou como pontos favoráveis as temperaturas de São Paulo, entre 16 e 28 graus, além da largada no icônico Pacaembu, local dos Jogos Pan-Americanos de 1963 (cerimônia de abertura).
A possibilidade de juntar na mesma corrida atletas de elite e de toda a área pan-americana, assim como corredores de rua, surgiu de uma parceria da CBAt com a Iguana Sports, organizadora da On SP City Marathon. Importante ressaltar que a prova integra o calendário mundial de corridas de rua, segue regras da World Athletics, tem distâncias aferidas por medidor oficial, Permit e Selo Ouro da CBAt.
“Em conversas com a CBAt percebemos que seria possível acomodar dentro dessa nossa prova, a ON SP City Marathon, o Pan-Americano de Maratona. Será importante contar com a presença de atletas desses países todos no Brasil porque prestigia o atletismo. E também para a cidade de São Paulo perceber a importância desse tipo de evento esportivo aqui”, disse Paulo Carelli, COO da Iguana e diretor de prova da SP City Marathon.
“É importante, estratégico, que o Brasil sedie eventos das áreas Sul-Americana e Pan-Americana. É uma forma de trazermos para o Brasil atletas de nível internacional para competir com os nossos atletas, fundamental para seguirmos com o nosso desenvolvimento. E foi possível fazer isso numa prova tradicional, que tem o Permit e Selo Ouro CBAt, uma garantia de uma boa entrega. A oportunidade de uma chancela internacional é importante e o Brasil poderá participar com uma delegação completa dando oportunidade de evolução e desenvolvimento técnico aos nossos atletas”, disse Cláudio Castilho CEO da CBAt.

Fotos: Divulgação