OFG faz concerto gratuito com regência de Neil Thomson

3 Min de Leitura

Apresentação que celebra obras do período romântico está marcada para esta quinta-feira (3/7), no Teatro Sesi, em Goiânia, com regência de Neil Thomson

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) celebrará, nesta quinta-feira (3/7), às 20h, as obras de três compositores do período romântico da música de concerto: Hamish MacCunn, Ludwig van Beethoven e Robert Schumann. A apresentação, sob a regência do maestro Neil Thomson, contará com a participação solo do pianista Jean Louis Steuerman. A entrada para o décimo concerto da temporada “Pioneiros”, no Teatro Sesi, em Goiânia, será gratuita, por ordem de chegada, e sem retirada antecipada de ingressos.

- Publicidade -

A programação do concerto destacará o brilhantismo e a ousadia de composições escritas no século XIX. “Terra da Montanha e do Dilúvio”, do escocês MacCunn, abrirá a noite, exalando a força e a felicidade intensas presentes na musicalidade da obra. Além disso, a peça remete aos vales e campos do país de origem do autor, evocando paisagens marcantes e a identidade cultural escocesa. Na sequência, o pianista carioca Jean Louis Steuerman conduzirá o “Concerto para Piano nº 3”, escrito por Beethoven. Beethoven apresentou a obra pela primeira vez em 1803, revelando uma curiosidade que demonstra sua genialidade: ele acrescentou os últimos movimentos à partitura apenas depois da estreia, improvisando a última parte diante do público.

Obra de Schumann encerra temporada marcada por homenagens e emoção

Por fim, o repertório termina com o tom heroico e vibrante da última peça que Schumann escreveu, em 1850. Ele compôs a obra, dividida em cinco movimentos, em apenas um mês e explora a dualidade entre o mundo interior e a sociedade. Além disso, contrapõe a subjetividade e a objetividade, o deslumbramento e a religião, criando reflexões sobre a complexidade humana em sua dimensão artística e existencial.

- Publicidade -

A temporada de 2025 da OFG, batizada de “Pioneiros”, presta homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, com tributos marcantes. Ademais, traz para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam, reafirmando a importância da tradição musical e sua conexão com o público atual.

“Na Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

OFG faz concerto gratuito com regência de Neil Thomson

Fotos: Rafaella Pessoa

- Publicidade -
Compartilhe este artigo