Morre Stuart Craig, responsável pelo design visual de ‘Harry Potter’, aos 83 anos

2 Min de Leitura

O diretor de arte e produtor Stuart Craig faleceu neste domingo (7), aos 83 anos. Ele se destacou por seu trabalho em filmes como a série Harry Potter, As Relações Perigosas (1988) e Notting Hill (1999).

As redes sociais oficiais da franquia que acompanha a vida dos bruxinhos publicaram uma homenagem ao diretor de arte. “Recebemos com muita tristeza a notícia da morte de Stuart Craig. Sem sua contribuição, este incrível universo de magia e fantasia não existiria”, declararam.

- Publicidade -

O Facebook da British Film Designers Guild, associação britânica de diretores e designers de cinema da qual Stuart Craig fazia parte, publicou uma homenagem assinada pelo colega Neil Lamont.

“Stuart sempre foi generoso com seu tempo e conselhos, disposto a compartilhar seu conhecimento e apoiar todos ao seu redor. […] Se alguém perguntasse com qual designer gostaria de trabalhar, a resposta seria, sem dúvida, Stuart Craig. Quem teve a chance de conhecê-lo jamais esquecerá esses encontros. Lembro constantemente de todos os momentos que passei ao seu lado — ele jamais será esquecido. Sua falta será profundamente sentida”, escreveu Lamont.

- Publicidade -

Nascido em 1942, na Inglaterra, Stuart Craig iniciou sua carreira como cenógrafo na década de 1960.

- Publicidade -

Stuart Craig estreou como designer de produção em Saturno 3 (1980) e, no ano seguinte, conquistou sua primeira indicação ao Oscar pelo filme O Homem Elefante (1980).

Em 1983, Stuart Craig conquistou sua primeira estatueta na categoria de Melhor Direção de Arte com Gandhi, e posteriormente ganhou outros Oscars por As Relações Perigosas (1988) e O Paciente Inglês (1996). Além disso, recebeu cinco indicações na mesma premiação por filmes da franquia Harry Potter.

O diretor de arte deixa a esposa, Patricia Stangroom, e dois filhos.

Compartilhe este artigo