Nesta sexta-feira, 18 de julho, temos o início do movimento de em . E, com várias outras retrogradações simultâneas acontecendo no momento, estamos claramente numa temporada de revisões.
Como dar uma pausa na vida por umas semanas, para relaxar com um chá na mão, ou tirar umas férias introspectivas não é uma opção para a maioria das pessoas, a revisão terá que rolar no dia a dia mesmo, através de surpresas que trazem novas formas de enxergar algo. Vale também fazer uma parada intencional diariamente para tirar uma carta do seu oráculo preferido e refletir um pouco sobre suas experiências. Vou mostrar ao longo do texto exemplos de aprendizados, de como detectar essas lições e como reconhecer as respostas que vêm delas.
Mercúrio, o ligeiro
Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos e Virgem, está ligado à organização, aos processos mentais e à comunicação. É ele que atiça a sua curiosidade, que mostra como você usa a sua voz e de que modo você coloca suas ideias ao mundo. Ele também tem a sua influência nos passeios curtos, no transporte, na memória, na fala e na escrita. A posição desse planeta no seu mapa astral ainda indica se você prefere puxar conversa com estranhos ou se prefere só trocar ideia com os mais chegados, se você gosta de focar em um único projeto ou vários ao mesmo tempo e muito mais, pois Mercúrio tem mil e uma utilidades.
Leão, o solzinho
No momento da retrogradação, Mercúrio passa por Leão, o signo ligado ao elemento Fogo, à identidade, ao brilho pessoal, ao senso de autovalor e o inato saber de que você merece estar bem, simplesmente pelo fato de existir. Ele também está ligado à liderança, ao seu magnetismo, à sua vitrine pessoal e à criatividade.
Leia também:
Ah, ele também pode se expressar de modo um tanto quanto dramático, pois, segundo Leão, ser visto é sinônimo de existência, e ele também pode ter dificuldade de olhar para seus próprios defeitos, se tornando um pouco arrogante – mas é só autodefesa, uma tentativa (falha) de autopreservação. Momentos mais dramáticos podem estar no horizonte por conta disso, mas não se assuste com o drama, apenas aprecie a apresentação.
Voltando ao trânsito de Mercúrio retrógrado: quando esse planeta passa por Leão, percebemos nossos talentos com maior ênfase, nos damos maior liberdade para realmente curtir os momentos de lazer e, de maneira geral, temos mais vontade de criar.
Leia também:
Para você entender melhor essa energia leonina, vou falar do que aconteceu um pouco antes da retrogradação de Mercúrio, e talvez você se identifique com algumas dessas experiências.
No dia 26 de junho, Mercúrio entrou em Leão, ou seja, já faz umas semaninhas em que você pode estar se sentindo mais criativo e com maior facilidade de orquestrar projetos que precisam da colaboração em grupo.
Talvez você tenha percebido que suas ideias são mais incríveis do que você imaginava. Saturno e Netuno, que agora também estão em movimento retrógrado, estavam naquele dia em movimento direto, em trígono com Mercúrio, trazendo insights e também pedindo para que você assumisse as rédeas da sua vida para conseguir realizar essas visões.
Foram semanas em que você encontrou ideias brilhantes, em que pontos se alinharam de uma longa jornada, onde você viu o sentido por trás de tudo o que já passou.
Se você conseguiu manter a sua mente focada nas suas prioridades, conseguiu trabalhar muito e ainda teve tempo para relaxar e curtir. Foi fácil o tempo todo? Não, aconteceram algumas coisas que testaram o seu senso de autovalor e autoestima, mas que, no fim, se transformaram em segurança e autoconfiança.
Mercúrio retrógrado: hora da pausa
Na retrogradação que acontece a partir do dia 18 de julho, vamos para uma pausa na programação. Calma, vai dar tudo certo. Você vai refinar ainda mais esses conceitos de quem você é criativamente e tirar os nós de tudo o que ofusca a expressão do seu real valor.
Vai ser suave? Imagino que, em alguns momentos, nem tanto, pois Netuno e Saturno estão em movimento retrógrado também, em Áries, e juntos exigem uma concentração absurda para discernir o que você realmente quer, exercer a coragem de levar adiante o que faz sentido num nível de alma (e digo “exercer” porque coragem é que nem amor, é algo que você pratica), deixar os ruídos de lado, encarar medos inconscientes e simplesmente resolver o que precisa ser resolvido.
E qual é o melhor jeito de treinar essas habilidades? Estando no meio do caos (Universo rindo). Pessoas enchendo a sua paciência, o trabalho forçando a barra dos seus limites, problemas que tiram o seu sono, notícias e fofocas para tirar o seu foco, a mente que não para: tudo isso faz parte do cenário ideal de aprendizagem.
Leia também:
Portanto, se você se deparar com uma situação desafiadora, principalmente aquelas situações que você não aguenta mais, vale lembrar desses trânsitos. Eles estarão provavelmente ligados ao desenvolvimento do seu senso de autovalor e o ganho de maestria em termos de coragem, paciência e determinação. Quando você sabe disso, o desafio se transforma em oportunidade de crescimento e se resolve de modo mais brando e breve, inclusive.
Um outro planeta retrógrado é Plutão, que está em Aquário. Plutão está ligado à limpeza profunda, transformação, instinto, e pode ser sentido de modo visceral. Ele traz situações que destroem a fim de regenerar e fortalecer, acaba com ciclos viciosos e limpa o que não faz parte mais da sua vida.
No fim do ciclo da retrogradação de Mercúrio, entre os dias 3 a 17 de agosto, esses dois planetas estarão em oposição, e isso significa que é preciso mudar a forma de pensar, de olhar para os seus apegos, para o que te mantém em situações indesejáveis.
Infelizmente, isso costuma acontecer através dos relacionamentos. Planetas em oposição costumam causar projeções nas quais culpamos o outro por algo que, na verdade, tem origem dentro da gente.
Para você entender melhor como isso funciona, tente lembrar de uma situação desconfortável no fim de junho. Os dois planetas estavam em oposição nessa época, trazendo situações que te colocaram de frente com ideias que não são suas, mas que você carregava dentro de você por algum motivo: regras da sociedade que não fazem sentido algum, questões de gênero, enfim, tudo que traz ruído para a sua autoexpressão plena, tudo o que você permite interferir no seu senso de autovalor. Naquela época, Mercúrio e Urano formavam um sextil, e o caminho era se libertar e falar o que você pensava, algo intenso demais.
Voltando ao presente, quando essa oposição ocorrer novamente no começo de agosto, procure não gastar a sua energia batendo boca ou brigando. Mudar o outro ou o que existe externamente não é a solução. Você terá que olhar para o que irrita, o que te causa ansiedade ou assusta, e perceber o seu valor dentro de tudo isso.
Não é uma questão de se colocar acima de todos ou abaixo, mas sim de entender que cada um tem o seu caminho, e que você precisa cuidar do seu. Não tem porque deixar com que os problemas dos outros disturbem a sua paz, as suas criações, a sua felicidade. O pico da oposição será no dia 11 de agosto, ou seja, mire no seu fortalecimento independentemente do que acontecer em torno desse dia.
Mercúrio entra em movimento direto no dia 12 de agosto, dando aquele gás para mudar tudo de acordo com o que te inspira, mas o movimento realmente começa quando ele sair de seu percurso de sombra no dia 25 do mesmo mês. Isso significa que entre os dias 12 e 25 você ainda poderá se deparar com uns testes antes de seguir adiante com a sua nova expressão.
Fatores suavizantes:
Leia a seguir dicas para enxergar e aproveitar os momentos de crescimento pessoal, e os trânsitos que abrandam a força da intensidade desse momento.
O Sol entra em Leão no dia 22 de julho, trazendo luz às questões que podem surgir durante a retrogradação, pois ele realça o nosso brilho e nos lembra do nosso real valor, que vai muito além de capacitismos e produtivismos da vida.
Se você quer entender melhor, é só pensar num bebê ou num animal na natureza. Eles não produzem nada de “útil”, mas você sabe que eles merecem viver o melhor, apenas por existirem.
Se você é autônomo ou trabalha de casa, talvez você saiba da culpa que vem ao descansar em momentos fora do convencional, ou da pressão para produzir.
É preciso descobrir o seu valor, que é mais do que aquilo que você sabe fazer ou que te pagam para fazer. Apesar de tudo isso também ter um valor, a vida fica mais gostosa e completa quando descobrimos outros tesouros que não são tão evidentes assim, como simplesmente a vida em si. Gostar de viver não significa que você vai fazer mais nada, pois o paradoxo é que, se você ama a sua vida, você a vive intensamente, inclusive as suas conquistas profissionais.
O Sol forma conjunção com Mercúrio entre os dias 31 de julho e 1 de agosto, trazendo clareza às ideias que estavam confusas ou equivocadas.
Durante todo esse período de retrogradação, Mercúrio forma um sextil com Urano, que acabou de entrar em Gêmeos no dia 7 de julho e, portanto, traz uma energia mais proeminente por conta da recente transição de signo. Gêmeos, o signo ligado a Mercúrio, está recebendo o planeta da inovação e libertação, promovendo uma libertação da expressão, reviravoltas nos planos de comunicação, inovações comerciais e provocando a sua busca por algo diferente.
Juntando esses pontos, podemos ver que o caminho para navegar esse período de modo mais eficiente é a libertação da sua expressão, o que está totalmente em sintonia com a questão da autovalorização.
Aquele perfil no TikTok que você está adiando criar, a renovada no seu estilo, a virada na decoração da sua casa, enfim, qualquer mudança de vida que implica em colocar para fora a sua versão do presente está valendo.
Deixe as críticas e as autocríticas de lado e divirta-se com soluções diferentes, totalmente fora do que você costuma fazer. Às vezes não é nada superinovador, basta ser novo e diferente para você.
Em muitos casos, surgem soluções óbvias, por irem mais diretamente ao ponto. Perguntar-se “por que não fiz isso antes?” pode ser sinal de que você realmente se encontra nesse caminho de libertação. Afinal, você não fez antes porque estava preso a historinhas que não fazem parte de quem você realmente é.
Espero que com essas reflexões e dicas você possa aproveitar essa retrogradação para descobrir e transcender o que bloqueia a sua plena expressão criativa. Um novo estilo, uma nova cara, um glow up e, principalmente, uma sensação muito boa dentro da sua própria pele.
Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.