A Yamamura e a arquiteta Margarita Ferreiro mostram como boas escolhas de luzes, cores, formas e iluminação podem mudar completamente a atmosfera de uma empresa
Assim como uma residência costuma expressar a energia e os sonhos de seus moradores, um projeto corporativo deve transmitir os valores e objetivos de uma determinada organização. Nesse sentido, o décor, a iluminação, os móveis e os objetos selecionados precisam revelar essa identidade através de cada detalhe.
A arquiteta Margarita Ferreiro, do escritório que leva seu nome, apresenta um bom exemplo disso, por meio de um projeto de interiores de uma empresa no segmento da educação – com forte presença na área editorial e de tecnologias – onde os elementos presentes conversam com os ideais de seus colaboradores, assim como os inspiram no dia a dia.
A loja Yamamura, que deixou a sua marca nos ambientes através de elegantes peças de iluminação, aproveita para mostrar todos os detalhes do projeto. Confira!




Design Industrial e Iluminação
“Representamos a base sólida da educação por meio de um décor industrial, com cimento queimado em paredes, piso e teto, que recebeu tons coloridos e cheios de vida através de acessórios, para simbolizar a diversidade que vemos no mundo, onde tudo pode atuar de forma integrada”. Essa mistura trouxe uma identidade única para os ambientes de trabalho”, conta Margarita.
Falando sobre as luzes escolhidas, a ideia foi privilegiar uma iluminação neutra e dividida em dois modos/circuitos – um com uma proposta mais leve, especialmente para momentos de descontração, e outro mais intenso para períodos de trabalho, visando foco e concentração. Assim, os próprios colabores poderiam selecionar o tipo mais adequado para cada etapa do dia.


Peças de Iluminação e Atmosfera
Quanto às peças – a iluminação linear e técnica (proveniente de peças como perfis) se mesclou a plafons redondos, trazendo uma atmosfera divertida ao teto. Os escritórios e demais espaços de trabalho também receberam luminárias de apoio, como as de mesa, piso, spots e arandelas.




Fotos: Emerson Rodrigues