Luana Piovani e o jogador Neymar se enfrentam nesta quinta-feira, dia 10, em uma audiência virtual que faz parte do processo movido pelo atleta no fim de 2024, alegando injúria e difamação. O embate, que acontece no ambiente jurídico, ganhou destaque nas redes sociais após a atriz divulgar críticas ao andamento do caso e demonstrar apoio de seus seguidores. A audiência ocorre de forma sigilosa.
A defesa de Luana contestou a condução do processo. O advogado Augusto de Arruda Botelho compartilhou um comunicado que foi reproduzido pela atriz: “Amanhã tem audiência do processo de Neymar contra Luana Piovani. A audiência deveria ser pública, como a regra, mas será sigilosa. A audiência deveria ser presencial, como a regra, mas é virtual. A audiência não deveria acontecer, pois há recursos discutindo isso, mas sim, a audiência está mantida”. Na legenda, Luana acrescentou: “Assim funciona a Justiça brasileira”.
Horas antes da audiência, a atriz publicou uma foto antiga com os dizeres “chega de corrupção” e escreveu “É hoje” na legenda. Também repostou mensagens de apoio, como “Se Neymar está de um lado, eu estou do outro” e “silenciar uma mulher é tentar lembrar a todas nós qual é o lugar que ainda nos querem: fora da fala, longe da disputa, distantes do poder”.
O processo, que corre sob segredo de Justiça, inclui o pedido de uma indenização de R$ 50 mil e uma retratação pública. A origem da disputa remonta às críticas públicas de Luana sobre a relação de Neymar com uma incorporadora envolvida em um projeto imobiliário polêmico, associado à chamada “PEC da privatização das praias”. A proposta prevê a transferência de terrenos da União para a iniciativa privada e foi alvo de críticas por parte de ambientalistas.
Durante as declarações, Luana fez ataques pessoais ao jogador. Ela chegou a dizer que ele era um “péssimo exemplo de pai, homem, marido”, e completou: “Imagina se isso é ídolo?”. A atriz ainda revelou: “O sonho da minha vida é que meus filhos esqueçam da existência dele”.
Em resposta, Neymar acusou Luana de usar seu nome para autopromoção. “Seu tempo já foi. Mas agora tem que enfiar um sapato na boca porque só fala m…”, declarou ele, em vídeo, com um palavrão incluído. O jogador também comentou sobre as críticas à sua paternidade: “Procura as mães dos meus filhos para perguntar se eu sou um mau pai”.
Na sequência, Luana rebateu com ironia, ao falar dos relacionamentos extraconjugais do atleta. “Pode ser que a mulher que ele esteja o ache um ótimo pai. Mas a gente precisa ter discernimento para entender que ela está vivendo uma fantasia. Alguém que trai uma mulher grávida três vezes durante a gestação não pode ser um bom pai, porque não está levando em consideração nenhuma a mãe dessa criança”.
Antes da audiência, a defesa de Neymar propôs um acordo, recusado pela atriz. Segundo o portal Uol, foi sugerido que Luana publicasse um texto com o seguinte conteúdo: “Nos dias 28 de maio, 30 de maio e 1º de junho de 2024, eu publiquei conteúdos neste meu perfil do Instagram ofendendo a honra de Neymar Jr., sua condição de pessoa, de homem, de pai e de companheiro. Eu não conheço a intimidade dele e, por isso, não posso dizer nada sobre a sua reputação, dignidade e decoro. Eu também desconheço os projetos desenvolvidos pelas empresas parceiras de Neymar Jr. e não possuo conhecimento técnico suficiente para associa-los à PEC nº 3/2022. Eu errei e peço desculpa pelo meu erro”.