A Loewe Foundation abriu as inscrições para o seu Craft Prize, que chega à 9ª edição em 2026. A premiação internacional celebra o artesanato contemporâneo e busca reconhecer e apoiar artistas.
Ele foi lançado em 2016 com o objetivo de destacar a excelência, o mérito artístico e as novidades do artesanato moderno. Ele foi criado como uma homenagem aos primórdios da grife espanhola Loewe, que nasceu em uma oficina dedicada à produção artesanal de artigos de couro em 1846.
LEIA TAMBÉM:
Obra do artista japonês Kunimasa Aoki, vencedor da última edição do prêmio.
Divulgação
O prêmio de 2025 contou com mais de 4,6 mil inscritos de 133 países. O vencedor foi o artista japonês Kunimasa Aoki e, entre os finalistas, havia a brasileira Jéssica Costa, que trabalha com tecidos e fibras na criação de esculturas.
Obra de Jessica Costa, brasileira finalista da última edição do prêmio.
Foto: Divulgação
Para participar do Craft Prize, é preciso ter mais de 18 anos e trabalhar com artesanato. O vencedor receberá 50 mil euros (na cotação atual, aproximadamente 324,6 mil reais) e as duas menções honrosas levarão, cada uma, 5 mil euros (32,4 mil reais).
LEIA TAMBÉM:
As inscrições – que podem ser feitas por uma só pessoa ou por coletivos -, permanecerão abertas até o dia 30 de outubro de 2025 no site oficial.
Os participantes passarão por avaliações de uma equipe formada por artistas e curadores, que definirá 30 finalistas. Esses terão suas peças expostas em Singapura, em 2026, e, depois, o júri decidirá o vencedor.