Mundo frenético, todo mundo falando ao mesmo tempo, ninguém se escuta. Quando as palavras se tornam banais, a melhor coisa é silenciar. O silêncio é chic. Essa coisa de se explicar demais é cansativa. Para bom entendedor, meia palavra basta, meu avô já dizia. Então vamos nos ater ao necessário: Mercúrio inicia seu período de retrogradação em 18/7. Acontece no signo de Leão e vai até 11/8. Leão é um signo afirmativo, mas às vezes o silêncio impõe mais presença e mais respeito do que um falatório desenfreado.
O mês começa com o Sol transitando em Câncer. Júpiter também transita em Câncer. É pura emoção. Mas é também amor e cuidado que se voltam para a rotina da realidade. É que Júpiter faz quadratura com Saturno, que transita em Áries. Não existe liberdade sem responsabilidade. Essa quadratura é coisa de gente grande e desiludida. Também fala de constância e compromisso. A rotina pode construir a felicidade a longo prazo. A intensidade apressada vira um love bombing delulu e não se sustenta por muito tempo. Por isso, calma. Sim, tem emoção. Mas isso não significa que a gente precisa fazer papel de emocionada.
A Lua cheia do mês acontece no signo de Capricórnio, puxando Saturno e seus limites para nosso corpo e nossas ideias. Ser realista não é se conformar nem ser pessimista. É simplesmente entender o que já está dado e traçar um plano de mudança e crescimento a partir disso. A astrologia existe justamente para fazer mapas e orientar. Onde estava, onde estou e onde eu quero chegar. Passado, presente e futuro. Quem não sabe de onde veio não sabe para onde está indo e nem o que está construindo. Refletir sobre o passado é importante. Não só como exaltação e nostalgia, mas também como crítica e aprendizado.
E daí temos Vênus entrando em Gêmeos a partir do dia 4/7. Essa Vênus valoriza o que é intelectual, o que estimula o pensamento, onde tem troca, conversa e aprendizado. Vênus é a deusa do pode tudo. Ela ama dizer sim. Mas faz quadratura com Marte em Virgem. Esse Marte não consegue fingir que não vê o que está acontecendo. Impossível não traçar certos julgamentos e críticas. Não dá pra relativizar tudo, não dá pra passar pano pra qualquer coisa só porque você ama uma pessoa. Amar é também criticar. Porque você quer ver quem você ama crescendo e se desenvolvendo. Vênus em Gêmeos ama um kiki superficial, traz leveza. Marte em Virgem é focado na transformação e leva as coisas muito a sério. Dá pra combinar os dois? Será que a gente consegue recuperar as nuances já que nem tudo é oito ou oitenta? Mercúrio retrógrado quer saber.
Calendário astrológico:
4/7 – Vênus entra em Gêmeos
10/7 – Lua cheia em Capricórnio
De 18/7 a 11/8 – Mercúrio retrógrado
22/7 – Sol em Leão
A seguir, a leitura para cada signo. Pode ler Sol e ascendente!
Horóscopo de julho: signo de
O que faz você se sentir em casa? Que lugar você chama de casa? Onde você se sente com apoio, força e proteção? Essas são questões da temporada canceriana. Sim, Câncer, o signo emocional do drama, mas o signo que também fala de raízes, pertencimento e amor. Com Júpiter transitando em Câncer, e esse trânsito é fortíssimo, o foco passa a ser em tudo o que fortalece sua base, protege e amplia sua vida. Mais espaço, mais verdade, talvez novos horizontes, talvez reencontros com o passado. O importante mesmo é se sentir em casa e saber de onde você veio. Honrar o passado, sabe?
A novidade do mês fica por conta de Vênus, que passa a transitar em Gêmeos, e Mercúrio, que inicia sua retrogradação em 18/7 no signo de Leão. Com Mercúrio retrógrado até 11/8, Vênus em Gêmeos e Marte em Virgem fazem uma quadratura, movimento de tensão, regidos pela retrogradação. Significa: confusão. E aqui vão os conselhos mais óbvios: pensar antes de falar, conferir detalhes, agenda, horários, tudo o que envolve uma possível atrapalhação. A questão é mesmo de rotina e organização. Esse pode ser um período muito produtivo. Marte em Virgem está ali atento e eficiente. Quer resolver o que foi procrastinado, quer tomar iniciativa para lidar com a parte burocrática da vida e assim já se liberar do que for chato, mas necessário.
Vênus em Gêmeos, por outro lado, pode ter uma maior dificuldade com rotina. É Vênus, é prazer, é mimo, é deixa pra depois. Ela está mais interessada em sair e circular por aí do que sentar e fazer o trabalho. Nem oito nem oitenta, a questão é saber quando focar e quando relaxar. No amor, esse período de Vênus em Gêmeos atrai e fortalece relações em que a conversa é boa, tem troca, tem senso de humor, tem inteligência. E, com Mercúrio retrógrado em Leão a partir de 18/7, talvez role também um interesse em repensar escolhas e mudar de ideia. O que você quer agora pode ser diferente do que você estava (ou não) querendo antes.
A Lua cheia do mês acontece no dia 10/7, no signo de Capricórnio. Quando você analisa o que fez até agora, suas realizações e o que sente que ainda está em falta, como você se sente? Saturno está transitando no seu signo e não está disposto a dar moleza. Sim, existe autocobrança, inseguranças e a noção cada vez mais clara de que sem dedicação e constância certas coisas simplesmente não acontecem. É ótimo ter apoio. Mas é fundamental saber se ajudar. Tem coisas que só você pode fazer por si mesmo. Não dá pra terceirizar. A responsa é sua. O astral deste mês joga tudo isso no seu colo.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Touro é o signo do apetite e, na temporada canceriana, o apetite é mental. Apesar de Câncer ser um signo emocional, o que muitas vezes puxa para a carência ou para o drama, também estimula em Touro a vontade de aprender, de se abrir para conversas, trocas e tudo o que possa movimentar sua vida nas pequenas coisas, nos momentos do dia a dia, nos encontros que parecem banais, mas que trazem uma sensação de conforto, familiaridade e segurança. Câncer é o signo que fala da casa e, talvez, se sentir em casa significa ter hábitos que se repetem na rotina na busca dessa sensação de familiaridade.
Com Júpiter transitando em Câncer, esse é um ótimo momento para pensar nos hábitos que constroem a sua vida. Esses hábitos, mesmo que bobos, mesmo que pequenos, fazem a diferença a longo prazo. Tem tudo a ver com o que você cultiva no dia a dia. Vale pensar para onde a sua atenção está indo e como você pode aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível. Não é só questão de buscar ser uma pessoa produtiva o tempo todo. Não é obsessão. É atenção e consciência para saber o que relaxa, o que exige esforço e o que traz recompensa. E se no mês passado seu conforto e autoestima eram prioridades, agora pode ser uma boa hora para sair do lugar de conforto e buscar ativamente o que pode trazer melhorias para o seu futuro. Com Vênus transitando em Gêmeos a partir de 4/7, a inquietação pode ser construtiva.
Júpiter em Câncer amplia sua capacidade de receber, escutar e aprender e também aumenta a sua voz. Voz e garganta: duas coisas importantes para Touro. Colocar para fora, falar sua verdade, valorizar o silêncio e saber quando se abrir, tudo isso está sendo desenvolvido com o trânsito de Júpiter no signo de Câncer, que se desenrola até ano que vem. E, falando em comunicação, teremos Mercúrio retrógrado no signo de Leão. Começa em 18/7 e vai até 11/8. Essa retrogradação sinaliza um período para se reconectar com o seu passado, com o que é importante para você, com o que pode ser ressignificado e melhor elaborado. Pensar de novo. Lembrar. Enxergar as coisas que você já conhece de um jeito novo.
Enquanto Júpiter alimenta sua mente e seu apetite por aprender mais, Saturno transita em Áries e pede limites, estrutura psicológica e desprendimento. O aprendizado é também emocional. Júpiter e Saturno estão em quadratura, que é um movimento de tensão na astrologia. Além dessa, temos mais uma quadratura importante nesse período: Vênus em Gêmeos e Marte em Virgem. De um lado, a capacidade de criar valor e melhorar sua relação com trabalho e grana. De outro, a capacidade de saber conter e controlar aquele lado imediatista que quer tudo na hora, que acha que merece o mundo, que segue seus desejos sem colocar na balança as prioridades e as distrações. Foco, meu amor. Saber dizer não para si também é importante.
A Lua cheia do mês acontece no dia 10/7, em Capricórnio. Essa Lua cheia traz clareza e uma maior racionalidade para organizar o que você sente. Pode parecer frieza, mas na verdade é contenção de expectativas para não mergulhar em poça d’água e quebrar a cara. As coisas são o que são. Reconhecer a realidade não só nos protege de desilusões, mas é também a única via de construir algo que seja real e possível. Isso não significa cair em pessimismo e desacreditar de tudo. É, antes, um ceticismo saudável, inclusive cético quanto ao próprio ceticismo. Dá pra entender?
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Abrimos o mês em plena temporada canceriana que, neste ano, vem fortíssima. É que Júpiter também está transitando em Câncer e indica um período especial para revisar e fortalecer os seus valores. O que é importante para você? O que tem valor? Quais são as prioridades? E o que você pode fazer para construir um caminho próprio que seja verdadeiro, próspero e cheio de significado? Essas são questões especiais para o agora, mas também fazem parte de um processo de longo prazo que se estende até o ano que vem.
A novidade especial de julho é que Vênus passa a transitar no seu signo em 4/7. Esse trânsito quer amor próprio, autocuidado, saúde, bem-estar e reconciliação. Mas a primeira reconciliação acontece dentro de você. Essa Vênus traz clareza sobre a sua personalidade mas pode entrar em contradição com erros do passado. Nem sempre a gente é quem a gente gostaria de ser. Somos humanos, falhos e nem sempre agimos de forma bonita. Com Marte transitando em Virgem, é preciso reconhecer situações do passado que agora pedem uma transformação. Saber pedir desculpas, saber escutar, se abrir para entender mas não abrir mão dos seus limites. E o principal: se dispor a fazer as reparações necessárias.
Tudo isso combina com a retrogradação de Mercúrio que acontece a partir de 18/7 e se estende até 11/8, no signo de Leão. Esse período pede uma pausa estratégica para repensar hábitos. É um ótimo momento para sair do automático e, assim, ganhar perspectiva sobre erros a serem reparados e acertos a serem fortalecidos. Em Leão, Mercúrio quer se comunicar com clareza e verdade. Mas, para isso, é preciso ter uma boa pausa para reflexão. A partir de 22/7, o Sol passa a transitar em Leão e ilumina tudo o que envolve seus hábitos, jeitos de comunicar e relações mais íntimas.
A Lua cheia do mês acontece em 10/7, no signo de Capricórnio. É uma Lua que traz um astral duro. Verdades difíceis. Crises que precisam ser encaradas. Com Saturno transitando em Áries, é necessário reconhecer limites e talvez até se liberar de relações baseadas em hierarquias e pedestais. Quando você se rebaixa para alguém, vai descontar isso em outra pessoa. Se você acredita que você é superior, isso vai ser compensado e em algum momento você vai se sentir inferior. Mas é possível sair dessa estrutura e começar a estabelecer relações mais justas e igualitárias. Vênus em Gêmeos vai amar isso, e você vai se amar mais por isso.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Estamos em plena temporada canceriana, seu momento, seu jeitinho, seu brilho. Você está entrando num novo ano pessoal, bom para renovar as energias, revigorar e aproveitar este ano, que tem tudo para ser especial e marcante. Isso porque Júpiter está transitando no seu signo. Ali, coladinho no Sol, Júpiter quer crescimento pessoal, consciência, verdade e muitas melhorias para você, seu corpo, sua cabeça. Esse é um momento de ocupar mais espaço, se permitir crescer, acreditar nas suas capacidades e se comprometer com o que você acredita. Vale buscar toda ajuda possível. Terapia, tarô, meditação e qualquer prática que possa melhorar sua vida.
Na astrologia, Júpiter é o facilitador, fala de abundância e prosperidade. Transitando no seu signo, você se sente especial, e, se não está sentindo, está na hora de começar a sentir. Mas mesmo as mais lindas sofrem, e isso tem tudo a ver com a quadratura que Júpiter faz com Saturno. Transitando em Áries, Saturno quer coragem para ultrapassar o que não faz mais sentido e, assim, pede um trabalho de limpeza, desmonte e dedicação. Esse é um bom momento para entender o que fica e o que precisa ir. Sem disciplina e dedicação, o que parece bom e confortável pode se tornar destrutivo. Saturno em Áries está ali para falar de limites. Com visão de futuro, sabendo suas prioridades, você consegue aproveitar melhor as benesses de Júpiter.
Sim, você tem Jupiterzão ao seu lado, mas isso não significa que tudo fica fácil e confortável. Com Vênus transitando em Gêmeos a partir de 4/7, esse talvez não seja o melhor momento para indulgências. Ainda não chegou a hora de se mimar. Vai valer a pena manter o equilíbrio. Com Marte transitando em Virgem, esse é um momento que pede mais iniciativa. Tem coisas que só dependem de você. E com Vênus e Marte em quadratura, a paciência se esvai e a comunicação fica um tantinho mais seca. É bom saber dizer não, é importante se impor, mas vale respirar, tomar seu tempo e se expressar com mais leveza. Neste mês, Mercúrio inicia seu período de retrogradação em 18/7. Comunicação, organização, pé no chão, trabalho, grana, esse é também um período de pragmatismo. Mercúrio fica retrógrado até 11/8. Considere esse período favorável para pausas estratégicas, balanços e análise crítica de como está a sua situação e o que fazer para melhorar.
A Lua cheia do mês acontece no seu signo oposto, em Capricórnio, dia 10/7. Tem tudo a ver com ciclos que se encerram e questões que se resolvem. Principalmente nas relações, sejam elas de amor, romance, trabalho etc. Tudo o que envolve parceria encontra algum tipo de desfecho. Com Saturno no comando, é preciso discutir regras, combinados, acordos, contratos… Tudo tem seu limite e nem sempre o mundo acompanha o que acontece dentro da gente. O tempo do mundo é mais lento do que nossas expectativas imediatistas, é um saco. Mas é assim mesmo. Continue acreditando em você. É um processo, se dê uma chance.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Este é o mês que o Sol entra no seu signo. Até lá, a temporada canceriana aprofunda sua vida interior. O que você sente, como essas emoções se mostram, os sinais, os sonhos e como você lida com os sentimentos represados e acumulados de tudo o que acontece e nem sempre pode ser resolvido. É profundo mesmo. Traz toda uma sensibilidade. Mas com Júpiter também transitando em Câncer, esse pode ser um ótimo período para dar sentido a isso tudo e buscar uma autopercepção mais afinada com as suas reais necessidades emocionais. Bom para arrasar na terapia, passar tempo de qualidade consigo mesmo, curtir um silêncio e se jogar em práticas espirituais, meditação e qualquer coisa que te ajude a ter mais clareza e a lidar com o que existe aí dentro.
Mas não pense que esse período que antecede a temporada leonina é apenas de introspecção e recolhimento. Com Vênus transitando em Gêmeos a partir de 4/7, a vida social fica mais movimentada. Essa Vênus traz bom humor, gosta de trocar, conhecer gente nova e se abrir para experiências que envolvam outras pessoas. Ou seja, bora circular, bora mostrar sua beleza para o mundo, bora encontrar os amigos que te fazem bem. Faz bem não ficar tão ensimesmada e dar uma folga dos pensamentos mais densos. Um respiro sempre ajuda, e o astral deste mês traz os respiros que você precisa.
Se a Vênus em Gêmeos apoia seus mimos e respiros, Marte em Virgem pede estratégia e transformação na forma como você lida com trabalho, grana e tudo o que é importante para a sua segurança material. Esse Marte em Virgem é tipo um sensor de alerta para quando a coisa não vai bem e precisa de alguma mudança. Com Mercúrio transitando no seu signo, esse é um período para você usar toda a sua inteligência e criatividade a seu favor. Esteja presente, fale o que você pensa, dê sua versão dos fatos. No dia 18/7, Mercúrio inicia seu período de retrogradação, que se estende até 11/8. Essa retrogradação acontece no seu signo. Nesse período, vale ter em mente que deus escreve certo por linhas tortas. A vida é cheia de atos falhos, faz parte do nosso caminho. Mas também existem acertos e aprendizados quando a gente olha para os erros não como se fossem o fim do mundo, e sim como algo inevitável da vida.
Mercúrio retrógrado traz a fama da confusão e dos equívocos. Mas como acontece no seu signo, e isso vale especialmente para quem tem ascendente em Leão, esse período pode ser muito importante para você se reavaliar de uma forma diferente. Alguma coisa está mudando no seu jeito. Talvez você queira retomar algum hábito que foi deixado de lado. Talvez você queira melhorar a sua rotina ou se expressar de um jeito diferente. Use esse período para experimentar essas idas e voltas. O objetivo é se encaixar no próprio corpo e buscar uma rotina que faça sentido, porque, no fim, a gente não é o que a gente fala, a gente é o que a gente faz.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Julho começa em plena temporada canceriana e, neste ano, vem mais intensa do que nunca. Com Sol e Júpiter, ambos transitando em Câncer, questões de pertencimento, acolhimento, rede de apoio e amizades se tornam fundamentais. Esse é um ótimo momento para ter clareza sobre quem está do seu lado, quem é genuíno, quem é de verdade e quem está ali por conveniência ou apenas por superficialidade. Esse é um ótimo momento para você entender seus vínculos, aqueles que valem a energia e aqueles que não valem tanta dedicação. O trânsito de Júpiter em Câncer se desenrola até ano que vem, fala de um processo que é lento, porém durável. O importante é que tenha espaço para você ser quem você é e tenha trocas mais sinceras. Esse é um período para você criar consciência sobre quem realmente gosta de você, quem te fortalece e o quanto você também faz diferença na vida dessas pessoas. Talvez você aumente seu círculo de amigos, talvez você diminua, mas sabendo que os poucos são realmente bons. O que mais importa é estar com quem te entende, onde você se sente livre para ser quem você é.
Esse lado social fica mais em evidência quando Vênus passa a transitar em Gêmeos, a partir de 4/7. Em Gêmeos, Vênus quer circular, trocar ideia, conhecer novas pessoas, viver novas experiências. Essa é a Vênus do respiro e também da inteligência, porque quando a gente respira a gente pensa melhor. A leveza, aqui, ajuda a equilibrar as coisas. No amor, esse é um período para entender o que você mais gosta, o que te atrai, o que você vê na sua vida e o que você já não quer mais. Isso tem a ver com a quadratura que Vênus faz com Marte. Marte está transitando no seu signo. Significa: esse é também um período de cortes, iniciativa e maior assertividade.
Com Marte transitando no seu signo, você sente um senso de urgência e não tem disposição para perder tempo agradando os outros e se deixando de lado. Esse trânsito enfatiza as suas vontades e traz um pulso firme para que você faça as mudanças necessárias em prol de melhorias na sua vida do dia a dia. Tem tudo a ver com hábitos e rotinas. Marte gosta de movimento, suor e foco. Você pode canalizar essa energia de forma construtiva cuidando dos seus interesses, do que só depende de você. Não é questão de controlar os outros e ter tudo do seu jeito. É questão de controlar o que você faz, como você reage e onde vale a pena colocar essa energia toda. O foco é em você.
Também neste mês teremos o início do período de Mercúrio retrógrado. Começa em 18/7 e vai até 11/8, no signo de Leão. Essa retrogradação pede recolhimento. Um bom chá de sumiço de certas situações. Se você puder se poupar, se poupe. Vale proteger seu espaço. Vale fazer um fechamento para balanço. A ideia dessa retrogradação é reorganizar aí dentro como você se sente, refletindo antes de mostrar ou expor qualquer coisa. Não significa perder a sua espontaneidade, mas ao mesmo tempo é preciso cuidar com impulsos e imediatismos. Tem tempo para tudo. Não precisa se apressar em resolver nada. Não ainda.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Vamos lá, Libra, você tem que aproveitar o momento. Não se intimide, chegou a hora de você brilhar e ocupar um lugar maior, com mais espaço, com mais voz. É importante que você não duvide de si e acredite mesmo no seu potencial, nas suas habilidades, inclusive respeitando sua trajetória e tudo o que você já desenvolveu até agora. Você dá conta. Você tem tudo o que você precisa. É só ser quem você é e ficar firme no que você acredita, na sua verdade. Isso é o mais chic. Júpiter vai transitar no signo de Câncer até ano que vem, então tudo isso acontece de forma gradual, mas neste mês a temporada canceriana já ativa muitas oportunidades. Sem medo, se joga.
Com Vênus transitando em Gêmeos a partir de 4/7, o ar fica mais leve e é possível respirar. Esse trânsito é ótimo para arejar as ideias. Vale viajar, ler, alimentar sua mente e ir atrás de referências que lhe motivam e inspiram. Essa Vênus tem uma vibe bem intelectual, gosta de trocar ideia, se abrir para novos conceitos e outros jeitos de ver as coisas. Esse também pode ser um ótimo momento para práticas terapêuticas e espirituais. Vá atrás do seu brilho e do que faz seus olhos brilharem. Tudo agora tem mais clareza. Esse é um momentão para você cair na real e gostar dessa real.
O que pega neste mês é a retrogradação de Mercúrio, no signo de Leão. Começa em 18/7 e vai até 11/8. Tem tudo a ver com mal entendidos, grupos de amigos e planos que podem precisar de ajustes. Não precisa noiar, essa retrogradação vem mais para ajustar expectativas do que para causar mil problemas. É muito bom ajustar expectativas, resolver mal entendidos e se reconectar com pessoas que andavam afastadas, e isso tem tudo a ver com Mercúrio retrógrado. Claro, tudo com discernimento. Antes de agir no impulso, é importante pensar, elaborar e se resolver internamente. Mas falar isso pra Libra é chover no molhado. Você vai tirar essa retrogradação de letra!
Por fim, a Lua cheia do mês acontece no signo de Capricórnio, no dia 10/7. Essa lunação encerra um ciclo do passado, coloca as coisas em seu lugar e organiza limites. Tem a ver com relações do seu passado e com um amadurecimento que já está acontecendo. Com Saturno transitando no seu signo oposto, em Áries, compromissos, acordos e combinados se tornam bem importantes. Saturno gosta de fazer tudo certinho, cada ponto em seu lugar, tudo da forma mais justa possível, mas em Áries as coisas tendem a ser apressadas e às vezes mal formuladas. Esse pode ser um período emocionalmente sensível, mas a Lua cheia em Capricórnio gosta de ser racional e realista. Esse é um momento de você se liberar e abrir espaço na sua vida para se dedicar ao que mais importa.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Lucidez: o astral deste mês quer lucidez. Enxergar as coisas de forma distanciada, agir de forma justa, botar a cabeça no lugar. Com Sol e Júpiter transitando em Câncer, esse é o momento para ter visão e agir de forma estratégica. Aproveite esse período para alimentar sua mente, entrar em contato com novas ideias, boas referências, leituras e tudo o que te ajude a aprofundar e amadurecer seu ponto de vista. Viagens nesse período também podem ser bem aproveitadas. Ser inteligente é fundamental. Invista nisso agora.
Com Marte transitando no signo de Virgem, o olhar é voltado para o futuro. Minúcias, detalhes, situações que envolvem amigos, grupos e qualquer esforço coletivo chamam a atenção. Esse é um período para agir de forma justa e centrada. Marte em Virgem é realista e sabe se impor. Mas onde anda Marte anda a confusão. Por isso, vale a pena ter filtros para separar o que te pertence do que não te pertence e só vai te atrapalhar. Cuidado para não se envolver em disputas e conflitos que não são sobre você e não te beneficiam. É importante entender quem te influencia e como você usa a sua influência.
No amor, a primeira semana do mês ainda conta com Vênus transitando em Touro, seu signo oposto. Esse trânsito é ótimo para relacionamentos, encontros, conversas e conexões verdadeiras e profundas. Depois, no dia 4/7, Vênus ingressa em Gêmeos, onde se dispersa e precisa lidar com certas ansiedades. Em Gêmeos, Vênus fica dividida, no meio do caminho, um pé aqui e outro lá. Ao invés de encarar como divisão, talvez seja melhor encarar como nuance. A realidade é complexa. As pessoas são complexas. Nada é apenas preto no branco. Por isso, conte com a ajudinha de Júpiter em Câncer para enxergar as coisas de forma distanciada, imparcial e mais justa.
O que pega neste mês é a retrogradação de Mercúrio no signo de Leão. Começa em 10/7 e vai até 11/8. Essa retrogradação é importante para Escorpião, pois ativa movimentos do Meio do céu. Essa região do mapa fala de realizações, planos para o futuro, assuntos de trabalho e carreira e a forma como você se expressa, se comunica e se movimenta no mundo. Na retrogradação, a vontade é de se esconder. Mas está tudo muito escancarado, é difícil se camuflar. Você está no centro de certas coisas e precisa lidar com o lado humano e falho das relações. Nada que uma boa conversa e cabeça fria não resolvam. É importante não se deixar levar pelas emoções e entender suas motivações. Também tem tudo a ver com retrogradação: revisar, resolver mal entendidos, recuperar, resgatar e reorganizar. Todos esses “re” são a oportunidade que você tem para realinhar seu caminho. Encare.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Julho abre em plena temporada canceriana, com todos os seus dramas, sentimentalismos e emoções. Com Júpiter transitando em Câncer, esse é um momento em que você precisa lidar com vínculos profundos e formas de desatar nós e se liberar de dores e complicações. Esse astral chama você para um lugar mais denso. Vale encarar o que dá medo e se permitir sentir, sem reprimir, sem se distrair. Algo importante pode sair disso. Esse é um processo lento, que se desenrola até o ano que vem, quando Júpiter completar seu trânsito no signo de Câncer. Mas, neste mês, com o Sol transitando em Câncer, muitas situações já se apresentam para que você comece a tomar consciência.
Relacionamento é um tópico especial para este mês, que conta com o trânsito de Vênus no seu signo oposto a partir de 4/7. Em Gêmeos, Vênus quer conversar, trocar ideia, se abrir para outros pontos de vista e compartilhar referências, gostos e aprendizados. É um prazer encontrar pessoas que não concordam com tudo o que pensamos, mas ao mesmo tempo respeitam as diferenças. É uma sorte encontrar pessoas com o mesmo senso de humor. É uma delícia ter momentos de amor ao lado de quem você gosta. E eu não tô falando só de amor romântico, não. Isso também vale para qualquer relação, seja de trabalho, amizade, família… O ponto é que essa Vênus em Gêmeos facilita reconciliações, entendimentos e conversas.
O que pega é que essa linda Vênus faz quadratura com Marte em Virgem. Essa quadratura fala de tensão e contradições. De um lado, a sua vontade se impõe. De outro, a importância das relações pede que você saiba ceder, escutar e acolher o outro lado. Nem sempre essa matemática combina. Às vezes a gente se atrapalha. Especialmente quando Mercúrio, o planeta da comunicação, entra no seu período de retrogradação. Neste mês, Mercúrio fica retrógrado em Leão. Começa no dia 18/7 e vai até 11/8. Essa retrogradação orienta uma postura mais reflexiva e menos impulsiva. Questionamentos importantes surgem, é preciso dar ouvidos, mesmo quando é para escutar algo que não queremos. Esse também pode ser um ótimo período para retomar práticas terapêuticas e espirituais. Mas não tenha pressa em resolver tudo com rapidez ou entender tudo. Tem coisas que a gente fica sem entender, que precisa de mais tempo, faz parte. Tempo ao tempo.
No dia 22/7, o Sol já entra em Leão e traz clareza, perspectiva e consciência sobre coisas que você vem lidando. Com Saturno transitando em Áries, esse é um período de se comprometer por amor. Esse Saturno fala de envolvimento e das inseguranças, medos e bloqueios que dificultam uma expressão mais espontânea da vida. Você não consegue se jogar de cabeça. E tá tudo bem. Tome seu tempo, tome seu fôlego, se prepare. Você não precisa se apressar. Não precisa brigar com o tempo. O mais importante é entender o que traz insegurança e o que você pode trabalhar em você para ter coragem de ser quem você é e bancar os seus desejos.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
Segura o coração, Capricórnio. Julho mexe com amor, relação, troca, gosto e desgosto. Isso tem tudo a ver com a temporada de Câncer, que neste ano conta também com um belo Jupiterzão exaltado em Câncer. Esse pode ser um ótimo período para aprender com pessoas que têm mais experiência que você. Também pode envolver receber ajuda, dar ajuda e tudo o que tem a ver com generosidade, amizade e apoio. Esse é um período para dar mais espaço para as outras pessoas. Saber ouvir. Observar. Se permitir sentir. O Sol transita em Câncer até 22/7, mas Júpiter fica neste signo até o ano que vem. Ou seja, tudo isso é gradual e se desenrola pelo próximo ano.
Júpiter em Câncer também tem a ver com viagens, estudos e figuras relevantes que tem algo a ensinar. As relações podem tomar uma proporção maior na sua vida. Por outro lado, Saturno transita em Áries e pede pé no chão, sem deslumbre. Emoção apenas na medida certa. Tem coisas que só você pode fazer por si. Não deixe de lado coisas importantes para você, não se esqueça das suas necessidades e prioridades. Essa quadratura entre Júpiter e Saturno fala de tensões e contradições entre liberdade, responsabilidade, empatia e discernimento. Tudo nos seus devidos limites. Se é pra amar, é pra amar bem grande. Se é pra trabalhar, é pra trabalhar mesmo. Nada no meio termo, tudo pede sua presença sem que você se deixe de lado. Proteja seu espaço, tome as rédeas: é isso que vai trazer maior liberdade.
Falando em amor, aproveite a primeira semana do mês para fazer algo que você ama, algo que traga prazer, que seja genuinamente seu. Esses serão os últimos dias de Vênus transitando em Touro. Depois, no dia 4/7, Vênus entra em Gêmeos, a energia se dispersa e se concentra em resolver e apaziguar tretas de rotina, organização, trabalho e burocracia. Aceite ajuda, mostre o que você sente, troque ideia com as pessoas. Essa Vênus em Gêmeos também tem tudo a ver com hábitos e tratamentos de saúde, na busca de um reequilíbrio. Foque nisso. Mas com Marte transitando em Virgem, a vontade é de comprar uma passagem só de ida e sumir dos problemas. Esse Marte em Áries pode trazer um tom mais impositivo para as suas teimosias. Tente manter a mente aberta para negociar.
Neste mês, teremos Mercúrio retrógrado começando em 18/7 e indo até 11/8. Essa retrogradação acontece no signo de Leão, e indica um período para resolver pontas soltas, mal entendidos e situações complicadas. Hora de passar o passado a limpo. No dia 10/7, a Lua cheia do mês acontece no seu signo. Essa lunação traz um período de clareza para você, suas necessidades, suas emoções, o que seu corpo tem para lhe falar. Se escute. Talvez seja um momento para se resolver e desapegar de coisas que bloqueiam seu crescimento e te prendem nos mesmos lugares. Esse é um mês intenso, à flor da pele, epifanias, muuuito sentimento. Vai com tudo, meu amor.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
E o mês começa em plena temporada canceriana. Momento de cuidar de quem você ama, ter um tempo de qualidade com pets, curtir seu dia a dia, trabalho e tudo o que você faz que representa uma diferença na vida do outro. Com Júpiter transitando em Câncer, um sentimento de altruísmo e generosidade toma conta. Mas cuidado para não ultrapassar os seus limites. Esse é também um período para olhar para a sua saúde e buscar um reequilíbrio. Vá atrás de ferramentas, terapias, tratamentos e práticas que possam te ajudar. Esse reequilíbrio é tanto físico, no corpo, nos hábitos, como mental e emocional. Isso tem a ver também com a Lua cheia em Capricórnio, que acontece em 10/7, e traz um foco para sua saúde. Por isso, faz bem se envolver em trabalhos que tenham significado e propósito. Mas cuidado para não se sobrecarregar.
Com Saturno transitando em Áries e recebendo um aspecto tenso de Júpiter em Câncer, esse é um período que pede equilíbrio na rotina, constância, organização e hábitos mais saudáveis. Leve a sério o que te faz bem a longo prazo. Júpiter vai transitar em Câncer até o ano que vem, então esse é um processo que acontece de forma gradual. Não precisa mudar tudo da noite para o dia, comece pelos pequenos passos e se mantenha constante. Saturno vai transitar em Áries até setembro. Além de falar de rotina, mexe também na sua comunicação e nas relações mais íntimas. Esse trânsito traz um peso maior às palavras e pede mais compromisso e seriedade.
O lado bom dos trânsitos do mês fica por conta de Vênus, que passa a transitar em Gêmeos a partir de 4/7. Em Gêmeos, signo de ar assim como Aquário, Vênus se diverte, se solta, sem compromisso, com leveza. Aproveite para se envolver em atividades que você realmente ama. Esse é também um período para dar um up na autoestima e curar o coração. Essa Vênus tem um prazer intelectual, gosta de boas conversas, tem interesses diversos, quer aprender e viver novas experiências. É a Vênus do frescor e da criatividade. Mas claro que nem tudo é livre e desimpedido. Vênus faz quadratura com Marte que transita no signo de Virgem. Essa quadratura envolve situações do passado que ainda não estão bem resolvidas e podem bloquear sua expressão mais espontânea.
Além disso tudo, teremos o início de um período de retrogradação de Mercúrio neste mês. Acontece no seu signo oposto, Leão, começa em 18/7 e vai até 11/8. Esse é um período que favorece conversas para resolver mal entendidos, reconciliações, retomadas e tudo o que envolva revisitar situações do passado para fazer diferente daqui pra frente. Se abra para renegociações e reajustes. Também vale ter cuidado com promessas boas demais para serem verdade. No amor, o cenário pode ser um pouco caótico, mas ao mesmo tempo divertido e esclarecedor. A partir do dia 22/7, o Sol passa a transitar em Leão e você pode olhar para as pessoas da sua vida com outro ponto de vista. Tudo bem mudar de ideia, tudo bem reconhecer erros, tudo bem entender os vacilos dos outros. Ser humano é uma coisa muito doida.
Leia também:
Horóscopo de julho: signo de
A temporada de Câncer abre o mês e também abre o seu coração. Além do Sol, Júpiter transita neste signo e traz uma expansão da sua criatividade, da sua capacidade de se envolver, amar e sentir. Pura emoção. Aproveite esse mês para ter clareza e autoconfiança sobre o que você deseja, o que você pode criar e o que você realmente valoriza e é importante na sua vida. Júpiter vai transitar em Câncer até o ano que vem, ou seja, tem tempo para desenvolver tudo o que você visualizar agora. Vai com calma, coração. Deixa sentir, deixa rolar, sem pressa.
Esse é um mês que mexe com você. A começar por Vênus, que passa a transitar em Gêmeos a partir de 4/7. Essa Vênus gosta de se cercar de bons livros, limpeza, organização, perfumes, flores e pessoas amadas. Esse pode ser um ótimo período para fazer as pazes com o seu passado. Mas fazer as pazes com o passado e ter todo esse amor para dar não significa aceitar o que vem do outro sem limites. Na verdade, Vênus aqui está mais reservada e se dedica aos poucos e bons. Não é qualquer um que entra na sua vida. E isso tem a ver com Marte transitando em Virgem, no seu signo oposto. É preciso saber se proteger e transformar a forma como você se relaciona com amor, relacionamentos e expectativas.
Tudo isso fica ainda mais impactante quando Mercúrio inicia sua retrogradação, em 18/7. Essa retrogradação vai até 11/8 e acontece no signo de Leão. Antes de expor e pular para conclusões precipitadas, tome seu tempo, proteja sua energia e se resguarde de conversas e discussões que não levam a lugar algum. O silêncio é chic. O silêncio traz poder. Use isso a seu favor. A Lua cheia do mês acontece no signo de Capricórnio e traz conclusões sobre amizades e grupos. Nem todo mundo é nosso amigo, nem todo mundo quer o nosso bem. Com Saturno transitando em Áries, o importante mesmo é focar nas suas necessidades e no que depende apenas de você.
Esse pode ser um mês muito construtivo para trabalho, parcerias bem definidas, com acordos bem claros. Transparência é algo difícil de se chegar, especialmente quando Mercúrio está retrógrado. Por isso, vale manter suas reservas e não se empolgar com promessas ainda não cumpridas. As coisas podem se enrolar e demorar mais do que o previsto. Faz parte. Gerencie suas expectativas e foque no que você mesmo pode fazer por si. O astral de junho pede liberdade e intimidade. Aproveite esse período para meditar, descansar, se esconder um pouquinho, e espere a poeira baixar. Aos poucos, tudo vai ficando mais claro. Mas essa nebulosidade não te impede de viver bons momentos. Vênus está do seu lado. Chame os seus, os de confiança e busque forças no seu passado.
Leia também:
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.