Mais de 60 obras de design moderno e contemporâneo integrarão a mostra Then and Now – Brazilian Legacy, organizada pela Galerie Philia, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no Rio de Janeiro. O evento será realizado entre os dias 29 a 31 de agosto.
A exposição propõe criar um diálogo entre ícones modernistas, como Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer, e uma geração de talentos contemporâneos. Estes são representados por designers e escritórios como Alva Design, Jay Boggo, Arthur Casas, Carol Gay, Gustavo Dias, Mauricio Arruda, Gabriela Campos, Carlos Motta, Ronald Sasson, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
Fundada em 2015 pelos irmãos Ygaël e Yaïr Attali, a Galerie Philia é uma plataforma internacional voltada para o design e arte. Além da representação de criativos, Rick Owens e Studiopepe entre eles, promove exposições em diferentes localidades no mundo.
Em 2023, durante a Semana de Design de Milão, ocupou uma igreja dessacralizada no centro da cidade italiana com peças de 20 designers consagrados e emergentes, em um evento que marcou a edição daquele ano.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a Philia, as peças participantes de Then and Now exploram contribuições únicas do Brasil para o design global enraizadas no artesanato, na inovação de materiais e no hibridismo cultural.
Entre elas, estão previstas as participações das poltronas Chifruda e Carmel, e a cadeira Menna, de Sergio Rodrigues. O designer Fernando Mendes levará as poltronas Aviador e Santos Dumont, além da espreguiçadeira Luiza. Ainda, entre os contemporâneos, Jay Boggo será representado pela mesa Chapéu da Bruxa e Ronald Sasson, pela cadeira Kili.
Then and Now – Brazilian Legacy: 29 a 31 de agosto de 2025, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói. Das 10h às 18h, com entrada até as 17h30. Entrada gratuita.