Protagonista em um ambiente de estar, o sofá é o móvel que dá as boas-vindas e convida ao aconchego. Mas esse item tão importante na composição da sala pede alguns cuidados antes da compra, afinal, o móvel deve ser adequado para cada espaço, confortável, ergonômico e, claro, ter um desenho bonito e funcional.
A primeira dica para acertar nessa escolha é medir a área disponível no ambiente e comparar com a do sofá desejado, para avaliar se a peça caberá confortavelmente na sala mantendo um bom espaço livre ao redor – o que significa cerca de 60 centímetros, pelo menos. “É imprescindível pensar na área de circulação quando falamos em sofá. Modelos modulares e bipartidos são boas pedidas para espaços pequenos e ainda facilitam o transporte por elevadores”, lembra a arquiteta Mari Milani, que também sugere pensar no número de pessoas que irão usar a peça frequentemente: “Estofados com braços estreitos têm uma medida interna maior, o que pode acomodar mais pessoas sentadas”.
Outro ponto que merece atenção é pensar na funcionalidade. “Se for um móvel destinado ao home theater, o ideal é apostar em um encosto mais alto e uma profundidade de assento com pelo menos 1 metro, pois seu uso será mais descontraído”, indica a arquiteta Ana Rozenblit. Ou seja, sofás confortáveis para se acomodar ao assistir filmes, com encosto e almofadas macias, sejam modelos extensíveis, reclináveis ou com chaises. Agora, no caso de sofás para salas de estar, especialmente para receber, as recomendações são outras. “Para estas situações os estofados podem ter uma profundidade menor, espuma de maior densidade e uma altura mais elevada de assento para que seja mais fácil levantar-se”, recomenda a profissional.
Com relação aos revestimentos, as opções são variadas e podem ser sintéticas ou naturais, como o linho, o suede, o bouclé, o algodão, o veludo e o couro. “Estes tecidos são ótimos para salas de estar e TV por conta do aconchego e maciez que oferecem”, diz Ana. Mas, para quem está em busca de um estofado para áreas externas como varandas, mesmo que sejam fechadas, a melhor opção são os revestimentos impermeáveis, com proteção acquablock. “Eles são mais resistentes à exposição solar e às intempéries, não enfraquecem nem desbotam”, completa a arquiteta.
Por fim, mesmo se você pretende comprar online, vale testar o sofá na loja física para avaliar se a profundidade do assento, a densidade da espuma e o suporte à coluna oferecido pelo encosto do modelo escolhido são adequados para a funcionalidade que pretende dar à peça. Além de conferir o visual e o toque do revestimento.
Sofá generoso para acomodar os convidados
Foto: Instagram/@spacointerior | Kadu Lopes
Neste projeto da arquiteta Ana Rozenblit, a sala serve para receber as visitas e também é usada como uma extensão da varanda. Por isso, a profissional escolheu um sofá de design retilíneo e 2,90 metros de comprimento revestido de bouclé liso, da +55design.
Com formato orgânico e contemporâneo
Foto: Instagram/@westwing
O é formado por módulos laterais, chaises e almofadas com design inspirado em seixos de rio e que podem ser combinados entre si. Revestidos de bouclé nude ou aveludado off-white, bege ou cinza, a criação é uma parceria com a Westwing.
Leia também:
Sofá prático para uma sala movimentada
Foto: Instagram/@marimilani_arquiteta | Mariana Camargo
Para esta sala multifuncional, de estar e TV, a arquiteta Mari Milani escolheu um sofá modular de 2,50 metros com pezinhos, revestido de linho sintético impermeabilizado. O tecido escolhido facilita a limpeza, já que os moradores têm crianças. Da SalaBella.
Abraço entrelaçado
Foto: Instagram/@humbertodamata | @g_ramaglia
Texturas e fazer manual como inspiração
Ganhador do , o sofá Trama, assinado pelo designer Humberto da Mata, foi desenvolvido em torno do ato de tramar. Costurado manualmente, o estofado com estrutura de molas ensacadas evidencia o entrelace de tiras de espuma revestidas com tecido.
Linhas por elementos da natureza
Foto: Instagram/@carbono._design | Marcus Camargo
Neste ambiente assinado pelo Studio Reis Arquitetura, o sofá C140, composto por peças modulares, exibe suas formas livres inspiradas nas mariolas, que são as pedras empilhadas para sinalizar trilhas em serras e montanhas. Da Carbono Design.
Modelo robusto e convidativo
Foto: Instagram/@bonni.design | Cacá Bratke
Com uma estética limpa e detalhes de costuras em alto relevo, o sofá Cipó, da Bonni Design, combina veludo e linho em seu revestimento. Formado por módulos, o estofado pode ser montado em diversas composições.