Na contramão do ritmo de vida cada vez mais acelerado, as velas têm ganhado espaço na rotina dos brasileiros, graças a ascensão da indústria do wellness. Nos últimos anos, as fragrâncias evoluíram, os designs se tornaram objetos de decoração e os ingredientes passaram a ser mais sustentáveis e refinados. Em um contexto no qual o autocuidado assumiu um papel central, as marcas de velas nacionais ganharam fôlego com propostas criativas e autorais.
De estúdios independentes a casas centenárias, essas etiquetas se destacam por unir estética, qualidade e narrativa sensorial. A seguir, selecionamos oito nomes que não são só hype e valem acompanhar de perto.
Osar (@osar)
Foto: @osar
A proposta da Osar está clara já no nome: ousar, atrever-se. A marca brasileira surge com um olhar moderno e irreverente sobre o universo das fragrâncias, propondo um novo modo de aguçar os sentidos. Suas velas combinam essências cuidadosamente desenvolvidas, que despertam memórias, sonhos e desejos, com embalagens marcantes, que transitam entre o divertido e o clássico.
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Granado (@granado)

Foto: Divulgação
Ícone da perfumaria brasileira, a Granado pode não ser uma marca exclusivamente de velas, mas o segmento já é parte importante do seu portfólio. Suas opções aromáticas trazem as mesmas fragrâncias consagradas dos perfumes e sabonetes da etiqueta, como Carioca, Bossa e Jardim Real. Com embalagens sofisticadas e boa projeção, elas são perfeitas para quem busca um toque clássico com alma brasileira.
LENVIE (@lenvie_parfums)

Foto: Divulgação
Em francês, “lenvie” significa desejo. E foi pensando em proporcionar experiências olfativas que provoquem desejo através dos sentidos, novas experiências e sensações que Fábio Ottaiano fundou a LENVIE, marca de perfumaria brasileira com fragrâncias autorais. Sob a curadoria olfativa liderada pelos perfumistas Fanny Grau e Isaac Sinclair, o portfólio da etiqueta conta com cerca de 300 produtos para casa. Recentemente, eles lançaram uma coleção exclusiva em parceria com o MASP, inspirada pela arquitetura emblemática do museu. O resultado? Velas que funcionam como arte sensorial, tanto pela composição quanto pelo design das embalagens. Um verdadeiro luxo olfativo feito no Brasil.
Alya (@alyavelas)

Foto: @alyavelas
Inspirada por uma estrela dupla na constelação de Serpentário, a Alya é uma marca brasileira que aposta no design como extensão da experiência sensorial. Suas velas são pensadas para despertar sentimentos, elevar pensamentos e vibrar o que há de mais belo em nós e nos outros. De 2024 para cá, ela vem expandindo seu universo com uma linha de objetos de design autoral, reafirmando seu compromisso com um lifestyle que celebra o extraordinário até nos rituais mais cotidianos.
Le Vivre (@le_vivre)

Foto: @le_vivre
Fundada por Juliana Pires, a Le Vivre une conhecimento técnico, ingredientes naturais e intenção para criar aromas exclusivos e fórmulas cuidadosas, pensadas para o bem-estar do corpo, da alma e do espaço. Entre as marcas nacionais, a Le Vivre se destaca por desenvolver tudo do zero, com óleos essenciais de alta qualidade e um olhar atento à sustentabilidade.
MAIR (@velasmair)

Foto: @velasmair
A Mair nasceu com o desejo de transformar cada ambiente em um refúgio íntimo e memorável. Com produtos feitos artesanalmente a partir de cera de coco pura, pavios de algodão e fragrâncias desenvolvidas com perfumistas (sempre comprometida com técnicas sustentáveis!), a Mair entrega velas que duram na memória tanto quanto no ambiente.
LACERI (@laceri_brasil)

Foto: Divulgação
Inspirada pela tradição da perfumaria francesa, a LACERI é resultado da união criativa de um casal apaixonado pelo ato de transformar ideias em experiências sensoriais. Danusa lidera o desenvolvimento das fragrâncias com olhar atento e precisão nos detalhes, enquanto Diego assina a identidade visual da marca.
Maria Nuvem (@marianuvemestudio)

Foto: @marianuvemestudio
Com nome que carrega potência simbólica, a Maria Nuvem nasce da fusão entre o feminino cíclico (Maria) e o universo etéreo e mutável das nuvens. Suas velas não são apenas objetos: são convites a rituais íntimos, celebrações da impermanência e do tempo presente. A marca propõe um fazer manual atento, que respeita o tempo da matéria — da cera ao vidro, da cerâmica ao fogo — em peças que evocam transformação e introspecção.