Caiado destaca segurança e estabilidade fiscal em Goiás

7 Min de Leitura

Em passagem por Belo Horizonte para agendas institucionais e palestra em evento empresarial, governador, Ronaldo Caiado, detalhou jornada para sanar contas e consolidar o estado entre os líderes do Brasil em segurança, educação e emancipação social

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta terça-feira (2/9), em Belo Horizonte, a estabilidade fiscal, segurança pública, educação e emancipação social. Além disso, ressaltou que essas áreas são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento e garantir crescimento sustentável no estado de Goiás. O líder goiano, acompanhado pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou de compromissos na capital mineira. Assim, apresentou as transformações realizadas em Goiás nos últimos anos, evidenciando conquistas expressivas para a população.

“Um Estado que estava quebrado, falido e bloqueado no Tesouro, hoje é um Estado em que eu discuto as melhores condições de qualquer outro Estado do país”, frisou.

Com a presença de lideranças políticas, empresários e sociedade civil, Caiado ministrou palestra no evento Conexão Empresarial. Ademais, destacou os avanços do estado e as oportunidades de crescimento para o setor produtivo, incentivando investimentos e parcerias. Ele deu ênfase ao enfrentamento da criminalidade e a percepção de um ambiente favorável para a economia.

“Avançamos no combate à criminalidade a níveis de excelência. Isso fez com que os empresários entendessem e vissem o Estado com equilíbrio fiscal”, afirmou.

A fala menciona a queda contínua dos principais indicadores de criminalidade em Goiás entre 2018 e 2025. Dessa forma, destacou reduções expressivas: homicídio doloso (62%), latrocínio (95%) e roubo a comércio (92%), fruto de políticas de segurança.

- Publicidade -

O governador defendeu a segurança pública como sustentáculo econômico e afirmou que o setor conferiu “tranquilidade para o empresário investir” em Goiás.

“A segurança pública não pode ser vista apenas de forma verticalizada. Tem que ser vista de forma transversal”, argumentou.

Avanços em Educação e Desenvolvimento Social

Ele falou ainda da política de contenção de gastos e otimização dos recursos públicos como alicerce para o desenvolvimento.

- Publicidade -

“Hoje somos um estado com maior liquidez, com R$ 15 bilhões em caixa, que tem um fundo de estabilização econômica de R$ 4 bilhões em reserva, que cada vez mais dinamiza a eficiência empresarial”, acrescentou.

Em paralelo, o chefe do Executivo goiano demonstrou que os avanços são tangíveis em outros níveis, como o social.

- Publicidade -

“Goiás, hoje, tem o menor percentual de pessoas em extrema pobreza no país”, sublinhou ao citar o avanço no ranking brasileiro de emancipação de pessoas.

“Isso é praticado e pode acontecer com facilidade, desde que você tenha uma política que seja mensurada. Se você tem uma política só para comprar votos, é uma coisa. Se você tem uma política de emancipação, ela acontece”, ponderou citando que o Estado detém ainda o maior percentual de jovens da extrema pobreza cursando faculdade.

O destaque da educação goiana foi reforçado pelo governador em sua fala durante o evento em Belo Horizonte. Ele mencionou a conquista da maior nota do Brasil no Ideb e o segundo lugar nacional em alfabetização infantil, com índice de 72,7%. “Invisto na educação para valer e sou aquele que acompanha a educação do dia a dia”, reforçou, indicando aporte para melhorar a qualidade da infraestrutura, alimentação, laboratórios, uniformes, kits de material escolar, entre outros investimentos.

“Avançando cada vez mais na qualidade da educação e colocando o estado no índice das melhores notas do Enem, nos concursos para as faculdades”, disse.

Em sua participação, Caiado também abordou importantes temas nacionais, ampliando a discussão para além de Goiás. Assim, tratou da política fiscal da União, da Reforma Tributária, do cenário político para 2026 e dos impactos do tarifaço.

Diálogos

Caiado iniciou os compromissos do dia em uma reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Em seguida, esteve na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do governo mineiro. Durante o encontro, os dois líderes debateram temas ligados à política e compartilharam iniciativas de sucesso para inspirar boas práticas em ambos os estados.

“Prazer muito grande receber o governador Caiado, que tem feito uma gestão muito bem avaliada em Goiás. Trocamos muitas ideias boas”, afirmou Zema.

Na sequência, foi recebido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Leite, e por parlamentares mineiros.

“Trabalho em total parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, junto ao Tribunal de Justiça e órgãos independentes, como o Ministério Público, Defensoria e Tribunais de Contas. Governo nesse clima sempre de trazer entendimento e resultados práticos para a população goiana”, declarou Caiado.

Por fim, o governador encerrou a agenda em uma reunião com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão. Nesse momento, o foco principal foi o pacto federativo e os impactos de sua implementação para os municípios brasileiros.

“Não é razoável que tantos recursos fiquem concentrados em Brasília, 70% aproximadamente, e pouco dinheiro ficando nos municípios, que é onde as coisas acontecem”, avaliou o gestor mineiro que enalteceu a conduta municipalista de Caiado.

“Receber esse gesto do governador Caiado em Minas Gerais, visitando a Associação, que representa tantos municípios, demonstra compromisso”, disse.

A instituição representa 836 municípios.

Caiado destaca segurança e estabilidade fiscal em Goiás
Caiado destaca segurança e estabilidade fiscal em Goiás
Caiado destaca segurança e estabilidade fiscal em Goiás

Fotos: Lucas Diener

Compartilhe este artigo