Café preto sem açúcar está ligado a mais saúde e longevidade; veja benefícios

2 Min de Leitura

Um estudo recente publicado em periódico internacional, The Journal of Nutrition, aponta que o consumo de café puro, sem açúcar ou adição de creme e leite, está relacionado a uma maior expectativa de vida. A análise mostrou que a bebida, quando ingerida de forma moderada, pode reduzir o risco de morte por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares.

De acordo com os dados, uma a duas xícaras de café com cafeína por dia foram associadas a uma redução de até 16% na mortalidade geral. Para quem consome duas a três xícaras, o índice chegou a 17%. O benefício não aumentou em doses superiores e, no caso das doenças cardiovasculares, a relação positiva foi menor entre pessoas que ingeriam mais de três xícaras diariamente.

- Publicidade -

O consumo de café preto e com baixo teor de açúcar ou gordura saturada apresentou associação com um risco 14% menor de mortalidade em comparação à ausência de consumo da bebida. Já versões com quantidades elevadas de açúcar e gordura saturada não mostraram os mesmos efeitos benéficos.

A pesquisa utilizou informações de nove ciclos consecutivos da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, realizada entre 1999 e 2018, cruzados com registros de mortalidade. Foram analisados dados de mais de 46 mil adultos com 20 anos ou mais, que relataram hábitos alimentares em questionários recordatórios de 24 horas.

- Publicidade -

Apesar dos resultados, o trabalho apresenta limitações, já que as informações foram autorrelatadas, o que pode gerar imprecisões. Os pesquisadores reforçam a necessidade de novas análises para confirmar a relação entre o café puro e a longevidade.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo