Existem diversas soluções criativas e de efeito visual interessante para o fechamento dos móveis, além dos já amplamente utilizados painéis de madeira revestidos com laminado. Entre as opções de materiais, aplicados principalmente em armários de cozinha, guarda-roupas, racks e cristaleiras, estão a madeira ripada ou treliçada, a palha natural ou sintética e os vidros refletivos ou espelhados – com especial destaque para vidro canelado, um acabamento queridinho, cada vez mais presente nos projetos atuais.
“As portas de armários são elementos-chave na definição do estilo de um ambiente. Elas podem inclusive ficar camufladas, integrando-se visualmente a painéis e criando uma composição limpa e sofisticada”, acredita a arquiteta Christina Faria, do escritório Spazio Arquitetura. Sua sócia, a também arquiteta Sandra Marçal, comenta sobre algumas possibilidades estéticas e funcionais que podem ser empregadas no fechamento do mobiliário. “O uso de vidros canelados ou aramados confere leveza, personalidade e um toque descontraído aos móveis, enquanto o vidro refletivo ou espelhado traz sofisticação e amplia visualmente o espaço¨, diz Sandra. “As portas com acabamento de palhinha natural ou sintética imprimem aconchego e charme, além de favorecerem a ventilação interna dos armários”, complementa.
Vale lembrar que as soluções sempre devem combinar beleza com funcionalidade e que cada material pode ser ideal para um tipo de móvel ou espaço. “A madeira ripada tem presença estética, cria ritmo visual e acolhimento, além de funcionar muito bem em ambientes mais amplos como salas ou home offices”, indica a arquiteta Érica Salguero. “Também gosto de pensar em painéis deslizantes que misturam materiais como madeira, espelho, tecido ou estrutura metálica, para closets, e a palha natural, em armários de quartos, móveis de lavabos ou até mesmo aparadores em áreas sociais”, sugere a profissional, que também aposta no vidro canelado como boa opção. “O vidro canelado é ideal para armários de cozinha, bancadas ou cristaleiras porque permite visibilidade parcial do interior do móvel sem deixar tudo exposto.”
Vidro canelado em proposta inusitada
Foto: Instagram/@fj55arquitetos | Gabriel Neri Faim
Neste quarto infantil com papel de parede geométrico, cadeiras Girafa e bancada de estudos de madeira, foi instalada uma marcenaria suspensa com portas de vidro canelado e moldura branca. O projeto é do escritório FJ55 arquitetos.
Fechamento com madeira ripada e chanfrada
Foto: Instagram/@ | Renato Navarro
Para a sala de reuniões de seu escritório, a arquiteta Érica Salguero projetou armários com portas de madeira clara, ripada e chanfrada. Os módulos funcionais se alternam com as prateleiras abertas e armazenam itens que não precisam ficar expostos.
Leia também:
Jogo de luz e transparência com vidro fumê
Foto: Instagram/@spazioarquitetura | Henrique Ribeiro
Neste ambiente integrado de sala de jantar e cozinha, assinado pela Spazio Arquitetura, a cristaleira com estrutura de madeira, iluminação interna e portas com moldura preta fosca e vidro fumê, valoriza as louças e taças acomodadas em seu interior.
Delicadeza e textura com palha natural telada
Foto: Instagram/@figaarquitetura
Este móvel de madeira clara exibe módulos inferiores com fechamento de palha natural. O material, em tela, é esticado e preso às molduras das portas, uma solução que confere delicadeza e textura ao espaço. Projeto do escritório Figa Arquitetura.
Leia também:
Boa dupla: vidro translúcido e madeira ripada
Foto: Instagram/@cilenelupi | Rafael Renzo
Projetado pela arquiteta Cilene Lupi, este ambiente exibe marcenaria com acabamento ripado nos painéis de madeira e cristaleira com fechamento de vidro translúcido, material que reflete a luz e deixa à mostra a pedra do revestimento interno.
Visual de muxarabi com treliça de MDF
Foto: Instagram/@quattrinoarquitetura
Um móvel que mistura portas verticais de vidro com nichos horizontais fechados por painéis de MDF treliçados garante charme e funcionalidade para esta sala assinada pela arquiteta Vanessa Ribeiro, do escritório Quattrino Arquitetura.
Varanda com móvel e divisória de vidro canelado
Foto: Instagram/@conectarq | Guilherme Pucci
Leve e bem iluminado, este ambiente projetado pelas arquitetas Thais Bontempi e Mirella Fochi, do escritório Conectarq, une varanda e home office, delicadamente setorizados pela divisória e armário com portas de vidro canelado.
https://www.instagram.com/p/C_3JF3boqrV/?img_index=2
Foto: Instagram/@conectarq | Guilherme Pucci
Palha indiana e toques terracota
Foto: Instagram/@proarquitetura | Estudio BPR
Neste quarto acolhedor idealizado por Thais Meireles e Carol Rezende, do escritório Pró Arquitetura, a textura das portas de correr do armário com fechamento de palhinha se combina à madeira e aos tons terrosos presentes no ambiente.