Seria a longevidade o futuro da beleza?

Daniel Felicio
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Para a , termos como “envelhecimento” e “anti-age”, usados durante anos para apresentar produtos de beleza, estão agora em desuso – a ordem agora é longevidade. O novo paradigma da gigante mundial de cosméticos é sustentado por frases-chave como: “Você nunca é velho demais para amar a sua idade”, “A beleza da longevidade não tem data de validade, velhas ideias sim” e “A idade é um número, envelhecer é uma arte”. Tudo isso compõe o combo ideológico que vai servir de base para o desenvolvimento de novos projetos com em diferentes áreas.

Essa proposta foi apresentada em um painel em Paris por um grupo de executivos, pesquisadores e colaboradores da marca, destacando uma transformação significativa no conceito de beleza, promovendo essa ideia de longevidade. O evento ocorreu no espaço Visionnaire, da L’Oréal, e contou ainda com a participação da imprensa e de artistas.

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Frases que fazem parte desta nova fase da L’Oréal
Ana Garmendia

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Com isso, a L’Oréal quer ir além do simples combate ao envelhecimento – quer usar a ciência para que cada fase da vida seja aproveitada ao máximo. Isso será feito através da ciência integrativa chamada L’Oréal Longevity Integrative Science™. Segundo Vania Lacascade, Diretora de Inovação da L’Oréal Groupe, tais pesquisas abraçam a ideia de que podemos desenhar uma vida mais saudável e garantir a vitalidade da pele ao longo da vida, prevenindo, regenerando ou abraçando as marcas do tempo, em todas as idades. “A idade biológica é a nova verdade, superando a idade cronológica como o único fator definidor. É a sua biologia – e as suas escolhas – que definem a sua jornada de beleza”, afirma.

Traduzindo em miúdos, o grupo quer mostrar que envelhecer deve ser visto como uma continuação natural da vida, e não como algo a ser evitado. “Idade ainda importa?”, questionou Blanca Juti, diretora de Assuntos Corporativos e Engajamento da L’Oréal Groupe e antropóloga de formação. Ela explica que as mulheres estão extremamente ativas mesmo após os 50 anos – e isso é parte importante para a construção dessa nova percepção do envelhecimento.

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Escultura da artista singapurense Nice Aunties ilustra este novo momento da L’Oréal
Ana Garmendia

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Quando falamos sobre cuidado com a pele, assunto caro para uma marca de cosméticos, aplicar estes novos paradigmas é um trabalho 360° e precisa vir com a promessa de novos produtos que sejam generosos à passagem do tempo. Para David Luu, cardiologista especialista em longevidade e parceiro da L’Oréal nessas pesquisas, a pele merece o mesmo cuidado dedicado a outros órgãos, como o coração, o cérebro ou os rins. Alimentação, hidratação e produtos para proteger esse órgão exposto aos efeitos externos são essenciais, mas há ainda um elemento simples e gratuito que pode fazer a diferença: o otimismo.

Para corroborar esta ideia, Blanca compartilhou uma lição valiosa aprendida com sua avó, que tem 102 anos: ter projetos na vida, que te instiguem, é fundamental. Segundo ela, este é um dos segredos para a longevidade. “Ainda temos muito o que realizar”, compartilha.

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