Para a , termos como “envelhecimento” e “anti-age”, usados durante anos para apresentar produtos de beleza, estão agora em desuso – a ordem agora é longevidade. O novo paradigma da gigante mundial de cosméticos é sustentado por frases-chave como: “Você nunca é velho demais para amar a sua idade”, “A beleza da longevidade não tem data de validade, velhas ideias sim” e “A idade é um número, envelhecer é uma arte”. Tudo isso compõe o combo ideológico que vai servir de base para o desenvolvimento de novos projetos com em diferentes áreas.
Essa proposta foi apresentada em um painel em Paris por um grupo de executivos, pesquisadores e colaboradores da marca, destacando uma transformação significativa no conceito de beleza, promovendo essa ideia de longevidade. O evento ocorreu no espaço Visionnaire, da L’Oréal, e contou ainda com a participação da imprensa e de artistas.
Frases que fazem parte desta nova fase da L’Oréal
Ana Garmendia
LEIA MAIS:
Com isso, a L’Oréal quer ir além do simples combate ao envelhecimento – quer usar a ciência para que cada fase da vida seja aproveitada ao máximo. Isso será feito através da ciência integrativa chamada L’Oréal Longevity Integrative Science. Segundo Vania Lacascade, Diretora de Inovação da L’Oréal Groupe, tais pesquisas abraçam a ideia de que podemos desenhar uma vida mais saudável e garantir a vitalidade da pele ao longo da vida, prevenindo, regenerando ou abraçando as marcas do tempo, em todas as idades. “A idade biológica é a nova verdade, superando a idade cronológica como o único fator definidor. É a sua biologia – e as suas escolhas – que definem a sua jornada de beleza”, afirma.
Traduzindo em miúdos, o grupo quer mostrar que envelhecer deve ser visto como uma continuação natural da vida, e não como algo a ser evitado. “Idade ainda importa?”, questionou Blanca Juti, diretora de Assuntos Corporativos e Engajamento da L’Oréal Groupe e antropóloga de formação. Ela explica que as mulheres estão extremamente ativas mesmo após os 50 anos – e isso é parte importante para a construção dessa nova percepção do envelhecimento.
Escultura da artista singapurense Nice Aunties ilustra este novo momento da L’Oréal
Ana Garmendia
LEIA MAIS:
Quando falamos sobre cuidado com a pele, assunto caro para uma marca de cosméticos, aplicar estes novos paradigmas é um trabalho 360° e precisa vir com a promessa de novos produtos que sejam generosos à passagem do tempo. Para David Luu, cardiologista especialista em longevidade e parceiro da L’Oréal nessas pesquisas, a pele merece o mesmo cuidado dedicado a outros órgãos, como o coração, o cérebro ou os rins. Alimentação, hidratação e produtos para proteger esse órgão exposto aos efeitos externos são essenciais, mas há ainda um elemento simples e gratuito que pode fazer a diferença: o otimismo.
Para corroborar esta ideia, Blanca compartilhou uma lição valiosa aprendida com sua avó, que tem 102 anos: ter projetos na vida, que te instiguem, é fundamental. Segundo ela, este é um dos segredos para a longevidade. “Ainda temos muito o que realizar”, compartilha.