O duo português Calema, formado pelos irmãos Fradique Mendes Ferreira e António Mendes Ferreira, fará sua estreia no Rock in Rio Brasil em setembro. Eles estão programados para abrir o Palco Sunset no dia 6 de setembro, marcando uma importante etapa em sua carreira internacional. A confirmação da participação no festival brasileiro ocorre após o sucesso recente da dupla no Rock in Rio Lisboa, onde atraíram uma multidão recorde.
Formado em 2008, o duo Calema é composto por Fradique, de 39 anos, e António, de 34. Conhecidos por seu som pop contemporâneo, que alguns comparam ao estilo de Luan Santana, os irmãos já acumulam uma trajetória internacional significativa. Antes de alcançar a fama em Portugal, eles chegaram a participar da versão francesa do programa “The Voice”, embora não tivessem avançado das audições às cegas. Atualmente, a dupla integra o time de mentores do “The Voice Portugal”, demonstrando sua consolidação no cenário musical.
A expectativa para a performance no Brasil é alta, especialmente após a recepção calorosa no Rock in Rio Lisboa. Neste domingo (20), o Calema foi a primeira atração a subir ao Palco Mundo do festival em Portugal, apresentando-se para um Parque Tejo completamente lotado, com cerca de 100 mil pessoas presentes. Em entrevista ao g1, Fradique Mendes Ferreira expressou otimismo quanto ao público brasileiro: “O público brasileiro, pela experiência que nós temos desde pequeninos, nos DVDs que nós assistimos, é um público que tem uma energia também muito boa”. Ele acrescentou ainda a crença de que a experiência no Brasil será semelhante à de Lisboa, antecipando uma resposta vibrante.
No palco, o duo apresentou “Leva Tudo”, uma colaboração lançada em 2025 com o cantor brasileiro Dilsinho, reforçando os laços com a música brasileira. Além disso, António Mendes Ferreira revelou que o Calema já gravou uma nova parceria luso-brasileira com Lauana Prado, descrevendo-a como “uma artista incrível”. Os planos de expansão para o mercado brasileiro e lusófono não param por aí; o duo também planeja uma colaboração futura com o DJ e produtor Pedro Sampaio, com o objetivo de “fazer com que a música cantada em português chegue a todo lado”.
Para os irmãos do Calema, a conexão com o Brasil é antiga e profunda. Fradique afirmou que “Nós conhecemos o Brasil muito antes de estar no Brasil. Então, nós vivíamos o Brasil antes mesmo de provar qualquer comida lá no Brasil.” A dupla fez sua primeira visita ao país no ano passado e, desde então, tem mantido uma frequência de viagens. Para quem deseja conhecer melhor o trabalho do duo, a música “Te amo” é apontada por eles como uma boa introdução à sua história. Fradique e António deixaram uma mensagem de ansiedade e expectativa para poder cantar e compartilhar sua música e história com os brasileiros, prometendo um dia histórico em sua estreia.



