4 achados em Paris e 1 castelo ali pertinho

8 Min de Leitura

Das coisas sempre incríveis que se tem para fazer na capital francesa, comer e ver vitrines estão entre as minhas preferidas, que não sou boba nem nada. Hoje trago quatro achados em Paris testados e aprovados por mim e ainda uma recomendação extra em Courcelles-sur-Vesle, localidade a menos de duas horas da capital francesa.

Como sou apaixonada por chocolates, gosto muito de ir nos meus clássicos, mas também de descobrir novos e, às vezes, acabo esquecendo de falar sobre alguns que adoro. É o caso do Patrick Roger, que faz – sério – um dos melhores pralinés que já comi na vida.

Patrick também é apaixonado por esculturas e foi por isso que me lembrei dele semana passada, numa volta pela Place de la Madeleine. Foi assim também, batendo perna, que descobri tempo atrás a loja da Thomasine, um verdadeiro paraíso de luvas e mitaines (aqueles modelos sem dedos). A criadora simplesmente trabalha com grandes marcas como Margiela e Balmain, entre outros. Vale muito conhecer esse universo. Nesta coluna, falo ainda sobre um restaurante grego com o melhor da Grécia no bairro Saint Germain e sobre uma expo com o trabalho de Agnès Varda no Museu Carnavalet. Porque aqui a cultura também nos interessa muito. É assim que se descobre Paris!

 

É logo ali!

O Castelo de Courcelles é um lugar cheio de histórias e fica pertinho de Paris.
Foto: Instagram / @wearefactory

A história do Castelo de Courcelles representa perfeitamente a da França. Construído no final do século 17, durante o reinado do Rei Sol, o Castelo viveu ao ritmo da passagem dos filósofos das Luzes. Ocupado pelos alemães durante as duas grandes guerras, foi posteriormente comprado pelo Senhor Bonjean, marchand de arte, antiquário e colecionador francês fascinado pelo século 17. Ele recebia regularmente seus amigos, incluindo Christian Dior, e também Jean Cocteau, que teria desenhado a balaustrada da escada principal durante uma de suas estadias. Passados todos esses anos, o lugar recebe hóspedes e visitantes, que podem dormir num castelo que já foi frequentado por Voltaire e comer superbem – o chef da casa, o italiano Massimiliano Sena, acaba de ganhar uma estrela no guia Michelin. O château é incrível e fica do ladinho de Paris, então, fica aqui uma superdica para quem gosta de história e de comida boa!

Château de Courcelles: 8 Rue du Château, Courcelles-sur-Vesle.

 

Até a Emily ama

image 1753435973 1

A Thomasine fica numa galeria charmosa e é uma das minhas boas descobertas de luvas na cidade.
Foto: Instagram / @thomasinegloves

Essa loja é um endereço que descobri batendo perna já faz algum tempo. Depois, levei uma amiga que ama luvas lá e, desde então, não paro de ver que ela é uma das mais badaladas aqui da Europa. A Thomasine é uma pequena boutique na região do Palais Royal, fica dentro de uma galeria e tem uma seleção de luvas incríveis. Prova disso é que ela trabalha com grifes como Balmain, Balenciaga e Margiela e, volta e meia, sai em algum seriado ou filme interessante ligado à moda, como Emily in Paris ou o fime Barbie (as luvas longas de Margot Robbie foram feitas por ela). Fica a referência ao menos para vocês conhecerem esse lugar cheio de conexões com a moda e a arte!

Thomasine: 23 Galerie Véro-Dodat.

Leia também:

O melhor da Grécia 

IMG 9339

Para quem gosta de comilda grega, o Evi Evane é um templo de sabores vindos direto de lá para Paris.
Foto: Ana Garmendia

O Evi Evane é daqueles lugares que me faz perguntar: “Como é que não vim aqui antes?” Esse pequeno restaurante grego serve o melhor tarama que já comi na vida, mas não só isso: tudo é muito cuidado e vem diretamente da Grécia, como os azeites, o mel e o queijo feta. Comi uma moussaka maravilhosa e fiquei com vontade de voltar. Apesar de estarem num bairro turístico, Saint-Germain des Prés, o Evi Evane tem uma clientela massivamente francesa. Vá sem medo. Ah, as porções são generosas e eles também têm lojas de especiarias em pontos como a La Samaritaine. 

Evi Evane: 10, rue Guisarde.

 

Uma viagem a um mundo extraordinário 

IMG 9647

Além da loja da place de la Madeleine ser maravilhosa, os doces e chocolates de Patrick Roger também são deliciosos.
Foto: Ana Garmendia

Se estiver na região da Place de la Madeleine, vá visitar essa loja-Galeria! Patrick Roger tem várias boutiques na cidade, mas essa, especialmente, me cativou demais. O chocolatier é premiado pela qualidade de suas criações e também pelas esculturas de chocolate. Por isso, mesmo que você não seja apaixonado por cacau, o lugar já vale a visita pela arquitetura e pela decoração. O segundo andar tem esculturas que são uma viagem e tanto! Um encontro perfeito entre arte de comer e a arte arquitetural, bem como as criações de Patrick. Para comer? Os chocolates são maravilhosos e os bombons de praliné são os meus favoritos. 

Patrick Roger: 3, Place de la Madeleine.

 

Para sempre Varda 

image 1753436063 1

A vida e obra de Agnes Varda em destaque no Museu Carnavalet: imperdível

A exposição Paris de Agnès Varda, de cá, de lá está em cartaz no museu Carnavalet até 24 de agosto. Ela reúne 130 impressões fotográficas, incluindo muitas inéditas, acompanhadas de trechos de filmes, publicações, documentos e objetos pessoais. Essa retrospectiva revela a obra fotográfica pouco conhecida de Agnès Varda e celebra a sua relação íntima com Paris, com destaque para seu ateliê na rue Daguerre, epicentro de sua criatividade de 1951 a 2019. Se passar por aqui, não perca!

Paris de Agnès Varda, de cá, de lá: no Musée Carnavalet, 23, rue de Sevigné, até 24 de agosto.

Ana Garmendia é jornalista e correspondente da ELLE em Paris. Reside na capital francesa há 18 anos e é apaixonada por caminhadas, fotografia e pela exploração de lugares que refletem moda, história, cultura e gastronomia. Nesta coluna, ela compartilha suas experiências e revela segredos, descobertas e preferências na Cidade Luz.

 

Compartilhe este artigo