Vernissage de Cynthia Pimentel acontece na quinta-feira (14/8), às 19 horas, e exposição fica até o fim de mês
A Lacerdine Galeria de Arte promove de 14 a 28 de agosto, a mostra ‘Mono’ da artista visual Cynthia Pimentel, que oferece uma experiência imersiva e sensorial por meio da variação cromática. São 31 telas, entre médio e grande formatos, marcadas por variações cromáticas sutis, sobreposições delicadas e uma presença silenciosamente intensa. A artista utiliza especialmente tinta acrílica para criar superfícies que sugerem atmosferas, memórias e sensações, conduzindo o olhar por uma experiência emocional. Na vernissage, quinta-feira, 14, às 19 horas, haverá apresentação do Trio de Jazz Varella.
Formada em arquitetura, Cynthia construiu uma carreira sólida e reconhecida na concepção e execução de projetos arquitetônicos. Ao longo dos anos, a arte sempre ocupou um lugar central em sua prática criativa, até tornar-se seu principal foco de expressão. A passagem para as artes visuais foi um desdobramento espontâneo na sua trajetória e, atualmente, a artista investiga relações entre espaço e tempo. Além disso, explora as conexões entre matéria e afeto, tendo como ponto de partida a pintura para desenvolver reflexões visuais.
“Meu trabalho parte do silêncio. As variações mínimas de cor e textura provocam uma desaceleração no olhar. É uma maneira de mergulhar na presença do invisível, uma memória, um sentimento, algo que não se diz, mas que está ali. A pintura me permite construir essas camadas de intensidade que despertam sensações únicas em cada observador”, conta Cynthia.
Um Convite à Emoção e à Reconexão
“As telas se abrem como janelas emotivas e um convite para um universo de lembranças, descobertas e sensibilidade. Em dimensões ampliadas, cada obra revela uma presença marcante, como um sussurro de sentimentos. As camadas sutis de cores entrelaçam-se em profundidade, mergulhando o observador em sua imaginação. Meus trabalhos despertam um estado de poesia silenciosa, os aromas do passado, o vislumbre do novo e uma nova sensação em cada olhar, lembrando que a alma é um mistério”, completa a artista carioca.
Nos últimos anos, Cynthia tem se dedicado à abstração como linguagem principal, explorando superfícies amplas e atmosferas visuais que inspiram a reconexão e a autopercepção. Em seguida, em 2024, levou sua produção para eventos internacionais, como a ArtExpo New York, International Contemporary Fair em Paris, além disso da International Montjuïc Fair em Barcelona. Além disso, também participou da Gaudi Art Gallery em Madri (Espanha), reforçando sua presença no cenário artístico internacional com produções que dialogam com diferentes culturas e públicos. No âmbito nacional, participou de mostras em São Paulo e no interior, com destaque para a Galeria Gare e a Galeria Marcelo Neves. Ademais, esteve presente na La Galerie de Arte e na Art A3, consolidando sua relevância no circuito artístico nacional.
“Para a galeria é uma grande satisfação receber Cynthia Pimentel, com suas pinturas que oferecem essa incrível experiência imersiva e sensorial”, afirma o artista expressionista contemporâneo Geraldo Lacerdine, fundador e curador da Lacerdine Galeria de Arte.
“Convido a todos para essa imersão muito gratificante”, conclui.
Para a vernissage (14) é necessário confirmar presença por meio deste Link.




Fotos: Felipe Berndt e Celina Germer