A busca por fios saudáveis, macios e brilhosos é recorrente no universo dos cuidados capilares. Se antes a jornada para alcançar este objetivo se desdobrava em uma rotina extensa de cronograma capilar, agora, ela é simplificada em uma nova categoria de produtos: o gloss de cabelo.
Trata-se de produtos específicos, como máscaras líquidas, ou linhas completas que podem ser adicionadas aos cuidados caseiros com a promessa de oferecer a selagem das cutículas e, dessa forma, refletir a luz para dar aos fios um brilho espelhado.
Os diferentes tipos de gloss de cabelo
Brilho espelhado está por trás do boom do hair gloss.
Foto: Getty Images
Apesar de compartilharem o mesmo nome, estes novos tratamentos de manutenção não devem ser confundidos com os tonalizantes gloss, utilizados principalmente em salões de beleza para realçar uma coloração prévia ou até a cor natural dos fios.
“Anteriormente, o termo “hair gloss” descrevia somente um produto utilizado após a coloração com o objetivo de intensificar a cor escolhida, aumentando a luminosidade dos fios”, explica a bioquímica especialista em cosméticos Fernanda Chauvin. “Este tipo de hair gloss pode ser totalmente transparente e, assim, promover o realce da cor, ou vir com pigmentos tonalizantes suaves, de ação temporária, que neutralizam reflexos indesejados. Em ambos os casos, o foco é o selamento da cutícula”, continua ela.
Hoje, no entanto, populariza-se um outro significado ao termo e “gloss de cabelo” também pode ser aplicado para se referir às fórmulas ultra-nutritivas e hidratantes, que conferem aos cabelos um efeito semelhante ao de gloss labial.
LEIA TAMBÉM:
O gloss do momento
Tais formulações, desenvolvidas para serem utilizadas nos cuidados em casa, não levam pigmento em sua composição e, portanto, não alteram a cor dos fios. Mas, assim como no hair gloss de salão, o selamento das cutículas ainda é prioridade.
Para alcançar o acabamento glossy, lançam mão de “ingredientes como silicones, óleos e manteigas vegetais, pantenol, ácido hialurônico e tecnologias lamelares (partículas ultrafinas que preenchem irregularidades na cutícula e, assim, criam uma superfície uniforme que facilita o reflexo do luz)”, conta a bioquímica.
Diferentes máscaras lamelares, como a da Sephora Collection, prometem adicionar glow e hidratação aos fios.
Foto: Divulgação
Exemplos desta categoria são as máscaras líquidas Hair Gloss da Sephora Collection, enriquecida com vinagre de maçã e aminoácidos, e a Máscara Lamelar da Haskell, com centella asiática e também aminoácidos, que utilizam destes ingredientes para promover a selagem das cutículas e, assim, um brilho extremo.
Mas não acaba aí. O boom fez surgir no mercado linhas completas de gloss de cabelo, com shampoo, condicionador e finalizadores. Para a promoção de luminosidade, a Siàge, da Eudora, trouxe a Glow Expert com extratos de flores encontradas em geleiras e o ativo exclusivo GlossFix, enquanto a L’Oréal Elseve lançou sua Glycolic Gloss, com ácido glicólico.
LEIA TAMBÉM:
O mesmo ácido é utilizado na linha Gloss Absolu de Kérastase, contemplada também pelo óleo de rosa selvagem e o ácido hialurônico. Esses, no entanto, são apenas alguns exemplos da categoria. Abaixo, trazemos mais novidades de gloss de cabelo para você se jogar na tendência.