Apresentação da Filarmônica está marcada para quinta-feira (14/8), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia, com a regência da maestra Mariana Menezes
Obras de compositores dos períodos clássico e romântico da música orquestral estão no programa do próximo concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG). O evento acontecerá nesta quinta-feira (14/8), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia. Sob a regência da maestra Mariana Menezes, a apresentação será gratuita. Assim, não há necessidade de retirar ingressos antecipadamente.
O programa da noite começa com a “Abertura em Dó”, da alemã Fanny Mendelssohn, uma das raras compositoras de música clássica registradas pela história até o século 19. Em seguida, a Filarmônica executa a Sinfonia nº 94, do austríaco Franz Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico. E, para finalizar o concerto, a maestra Mariana Menezes e os músicos apresentam a Sinfonia nº 2 do sueco Wilhelm Stenhammar.
Nascida em 1805, Fanny Cäcilie Mendelssohn era de uma família de músicos e recebeu uma educação musical completa. Mas no período em que viveu as mulheres enfrentavam ainda mais barreiras sociais e culturais. Pelo que se sabe, ela teve seis de suas canções publicadas sob o nome de seu famoso irmão caçula, Felix Mendelssohn. Ainda assim, o compositor assinou obras como um quarteto de cordas, um trio para piano, um quarteto para piano, uma abertura orquestral, quatro cantatas, mais de 125 peças para piano e mais de 250 lieder (gênero musical característico do período Romântico na cultura germânica). A maioria dessas obras foi lançada após sua morte em 1847.
Grandes nomes que marcaram a história orquestral
Franz Joseph Haydn personificou o chamado “classicismo vienense”, ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, no século 18. A posteridade apelidou este grupo como “Trindade Clássica Vienense”. Além disso, ele figura entre os autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental, com uma carreira que se estendeu do fim do barroco ao início do romantismo. Ele atuou como a ponte e o motor que impulsionaram essa evolução.
Já Wilhelm Stenhammar nasceu em 1871 e fez boa parte de seus estudos musicais em Berlim. Com isso, tornou-se um admirador fervoroso da música alemã, especialmente de Richard Wagner e Anton Bruckner. O próprio Stenhammar descreveu o estilo de sua Primeira Sinfonia em Fá maior como “Bruckner idílico”. Além disso, ele produziu obras bastante variadas, incluindo duas sinfonias completas, uma Serenata para Orquestra, dois concertos para piano, quatro sonatas para piano, uma sonata para violino, sete quartetos de cordas, muitas canções e outras composições vocais, entre elas várias de grande escala para coro ou vozes e orquestra.

Fotos: Secti