Coala Festival anuncia o encontro de Anelis Assumpção com Lazzo Matumbi 

6 Min de Leitura
Foto/Divulgação

Representatividade nos palcos é uma das bandeiras de maior esmero do Coala Festival. Quando se trata de música brasileira, o evento é referência em criar curadorias que contam histórias, celebram legados e evidenciam as pluralidades rítmicas do país, além de transformar os momentos festivos em um ponto de encontro de diferentes gerações. É com este repertório de trocas culturais que o festival anuncia a união de dois nomes que se conectam de forma importante com o reggae, seja na música ou nos discursos que o gênero emana: Anelis Assumpção e Lazzo Matumbi. A apresentação “Anelis Assumpção – Not Falling com participação de Lazzo Matumbi” acontece no domingo, terceiro dia do evento, que vai de 5 a 7 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com ingressos disponíveis para compra no site da Total Acesso (acesse aqui). 

- Publicidade -

A cantora e compositora paulistana Anelis Assumpção cresceu cercada de criatividade, música e poesia. Filha do renomado cantor e compositor Itamar Assumpção, um dos principais expoentes da Vanguarda Paulista, a artista bebeu das fontes culturais de sua própria família e traçou um caminho que lhe aproximou profundamente das artes afro-brasileiras e da cultura do reggae. “Sou apaixonada pela história do reggae, a capacidade de se criar um gênero rico diante de uma situação social complexa. É música solar com mensagem e contexto político. Essa musicalidade me traz uma sensação boa”, disse Anelis em recente entrevista para o jornal O Globo. “Tem a coisa emocional, emotiva, essa leveza que essas inventividades pretas, como o samba de rua, de morro, de quadra, que independente de miséria e pobreza, sempre conecta as pessoas. Que traz um senso comum e a ideia de que, naquele espaço, é possível trabalhar o humor. Além de inventarem um gênero, inventaram o direito à emoção”, completou.

Anelis, atualmente, promove o disco de remixes Dubs Imaginários, lançado em março deste ano, que revisita o repertório do álbum Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários (2014). Também não é de hoje que a artista promove shows especiais que homenageiam o reggae e celebram obras como Legalize It (1976), de Peter Josh; além de performar releituras de Bob Marley e de seu próprio pai, Itamar Assumpção. Canções conhecidas da artista, como “Song To Rosa”, “Mau Juízo”, “Rasta”, “Neverland” e “Not Falling” não ficam de fora. 

- Publicidade -

Assim como Anelis, o cantor, compositor e ativista baiano Lazzo Matumbi tem a música como uma ferramenta política e é considerado um dos principais expoentes da música afro-brasileira. O artista possui 45 anos de carreira com um legado que reforça a importância da ancestralidade negra, especialmente em suas canções que combinam samba-reggae, ijexá, soul e vertentes de matriz africana. Com a cultura do reggae, Lazzo amplia suas bandeiras de afirmação e diversidade. “Tenho influências que permeiam desde Wilson Simonal a Gilberto Gil. Quando o reggae surgiu comecei a entender que esse som se espalhava no mundo. O reggae na Bahia tem uma percepção muito inteligente de ser mais político”, disse Lazzo em entrevista para o portal Alma Preta, em 2020.

O repertório de Lazzo Matumbi inclui sucessos que atravessam gerações, como “Alegria da Cidade”, “Do Jeito Que Seu Nego Gosta” e “Me Abraça E Me Beija”. Viver, Sentir, Amar (1983), o seu disco de estreia, é visto como uma obra que ajudou a criar as bases do reggae nacional. 

- Publicidade -

Para além do reggae e suas vertentes, Anelis Assumpção e Lazzo Matumbi têm um compromisso de longa data com a cultura afro-brasileira e entrelaçam suas lutas, seja na arte, em movimentos sociais e, agora, no mesmo palco. Os artistas possuem uma relação mútua de admiração pela música que produzem. Em 2022, Anelis regravou a faixa “Mexa-se” para o álbum Ainda Atrás do Pôr do Sol, uma coletânea de homenagens que celebraram os 40 anos de carreira de Lazzo. 

line-up do Coala Festival já têm atrações confirmadas para os três dias do evento. Na sexta-feira, 5 de setembro, sobem ao palco LinikerMarina SenaCidade Negra e Tássia Reis com Kiko Dinucci. O Terno ReiSilvaBlack AlienZé Ibarra e o encontro de Nando Reis e Chico Chico formam a lista de atrações do sábado, 6. No último dia, domingo, 7, o público verá o espetáculo de Anelis Assumpção com participação de Lazzo Matumbi, Caetano VelosoBK’Dora Morelenbaum e um show conjunto de Josyara, Cátia de França e Juliana Linhares. Mais atrações serão divulgadas em breve.

Neste ano, o evento é apresentado pela Amstel, tem a Elo com meio de pagamento oficial e a TIM, Natura e Leão como patrocinadores da edição. O Coala Festival 2025 tem Red Bull como energético oficial e conta com o apoio das marcas Vibes, Tereos, Pernod Ricard, TABASCO® Brand, Crystal e Sprite; TAP como linhas aéreas oficiais, além da participação de Lagunitas. 

Compartilhe este artigo