Carlota – Focus Dança Piazzolla

8 Min de Leitura

Consagrado por público e crítica, Carlota – Focus Dança Piazzolla chega à Goiânia para apresentações no Teatro Madre Esperança Garrido dias 16 e 17 de agosto

A Focus Cia de Dança, sob direção de Alex Neoral, chega a Goiânia com Carlota – Focus Dança Piazzolla. Além disso, convida o público a celebrar os 25 anos de trajetória da companhia em uma apresentação especial. Nos dias 16 e 17 de agosto, o espetáculo será apresentado no Teatro Madre Esperança Garrido com patrocínio exclusivo. Ademais, a ação ocorre via Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, valorizando a dança nacional. Entre as obras da Focus Cia de Dança, a montagem relê o tango no corpo da dança contemporânea com originalidade. Para isso, utiliza 11 tangos do bandoneonista argentino Astor Piazzolla, criando um diálogo intenso entre música e movimento.

Carlota – Focus Dança Piazzolla também reflete as experiências de Neoral com suas mestras, em especial Carlota Portella. Além disso, a coreógrafa faleceu em 31 de agosto de 2024, deixando grande influência na formação do diretor. O balé, que estreou em 2023, foi talvez a maior homenagem já recebida por Carlota Portella em vida. Assim, celebrou mais de 40 anos de dedicação da artista, fundadora da Cia Vacilou, Dançou, à dança brasileira.

O espetáculo celebra, além de Carlota, também as mestras Regina Sauer, Giselle Tápias e Déborah Colker. Além disso, os elementos do tango servem de livre inspiração para os movimentos da coreografia, considerada uma das mais vigorosas da história da Focus Cia de Dança. Nesse sentido, Carlota – Focus Dança Piazzolla celebra o corpo como obra de arte suprema. Por isso, no conjunto de dez bailarinos, homens e mulheres são indistintos por figurinos.

O Tango como Gesto e Energia em Movimento

Dessa forma, funcionam como extensão uns dos outros, condutores da energia de movimentos arrojados e poéticos, mantendo sempre a excelência técnica, marca da Focus Cia de Dança. Já o tango, criado há quase 150 anos na Argentina, ressurge em referências nos passos que exploram solos e aéreos. Além disso, engates e até momentos de contornos acrobáticos também entram em cena.

Com a palavra, Alex Neoral:

“Ao mesmo tempo em que faço alusão à minha trajetória formativa, sou extremamente sensível à obra de Astor Piazzolla, sempre quis criar uma obra para suas composições. Outro aspecto interessante é que venho de uma jornada de obras imagéticas, criando roteiros ou partindo de obras de compositores, escritores e pintores. Agora, volto a trabalhar o corpo como folha em branco para escrever gestos a partir da obra de Piazzolla.”

A síntese em cena de Carlota – Focus Dança Piazzolla abriu canais de criação para a monumental coreografia “Entre a pele e a alma”, que acaba de ser apresentada em São Paulo. A estreia no Rio de Janeiro, em 2024, renova o olhar para a escrita do movimento que é a marca de Neoral. A partir do tríptico “O Jardim das Delícias Terrenas”, de Hieronymus Bosch, Neoral convida Ney Matogrosso para interpretar canções inéditas – compostas por Sacha Amback e Paula Raia – que reverberam no elenco de bailarinos com aplausos em cena aberta. A interpretação do roteiro ocorre em cenários que resultam numa instalação de Natália Lana.

Uma Coreografia nas Entrelinhas da Melancolia

“Carlota se trata de um exercício único: compor uma coreografia a partir da canção instrumental, como em outros momentos dos 25 anos da Focus”, completa o diretor. Carlota – Focus Dança Piazzolla fez apresentação de algumas cenas no Festival Quartiers Danses, em Montreal, no Canadá, em 2022, arrebatando a plateia.

“Carlota se apropria da melancolia e rigidez do tango em cada momento da coreografia. Fala muito de abandono, seja pela atmosfera do gênero, seja por momentos que vivenciei ao longo da minha vida profissional, que faz parte também da vida de todos nós”, reflete Neoral.

O espetáculo é dançado com Afonso Gondim, Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Felipe Silva, Jeison Lopes, Paloma Tauffer, Yasmin Almeida, Yasmin Matos e Wesley Tavares.

Cidadão do mundo, Alex Neoral já perdeu as contas dos carimbos no passaporte.

“As férias me abrem novas possibilidades de criação entre o Carnaval e a Focus. Agora, paralelamente às viagens e aos ensaios para a comissão de frente da Unidos de Vila Isabel, já estou preparando o espetáculo que vai chancelar nossos 25 anos como parte da dança contemporânea brasileira”, conta.

Bodas de prata

A Focus Cia de Dança está comemorando bodas de prata. Vinte e cinco anos de vidas: de gente que lota as plateias dento e fora do Brasil, mas também bailarinos, diretores de arte, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, regidos pelo diretor Alex Neoral e pela gestora Tati Garcias, fundadores da premiada companhia. A cada novo espetáculo, desde 2000, as montagens coreográficas atravessaram 100 cidades brasileiras e países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha, Panamá e Espanha.

Gestora da Focus Cia de Dança, Tati Garcias passou 2024 de olho nesse 2025. Bodas de prata são bodas de prata.

“Nossa principal meta é incluir e ampliar o público em nossas turnês. Por isso, a programação prevê ingressos acessíveis além da entrada franca em parte das nossas apresentações por todo o Brasil. Esse ano já dançamos em Vitória, ES, em quatro cidades de Minas Gerais, antes de virmos para Brasília encontramos a plateia de São Paulo. É sempre importante lembrar: toda a estrutura que permite nossas viagens pelo Brasil e pelo mundo, além da contratação de bailarinos de todo o Brasil, manter uma sede moderna no Centro do Rio, enfim, movimentar toda essa engrenagem, é resultado da parceria com a Petrobras”, destaca Tati.

Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentouse em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. E leva consigo a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Carlota - Focus Dança Piazzolla
Carlota - Focus Dança Piazzolla

Fotos: Elenize Dezgeniski

Compartilhe este artigo