Governador apresentou gestão pública e avanços em IA durante Seminário Brasil Hoje, em São Paulo
O governador Ronaldo Caiado foi um dos painelistas do Seminário Brasil Hoje, promovido pelo Instituto Esfera Brasil, nesta segunda-feira (25/08), e defendeu a condução de políticas públicas que consolidem um país focado no progresso. “É a grande diferença que existe em um país que acredita no desenvolvimento, na renda, no empreendedorismo, na capacidade de gerar emprego e de, cada vez mais, construir o sucesso”, ressaltou ao mostrar que iniciativas consolidadas em Goiás colocam o estado no celeiro mundial da inovação. Ele integrou a programação acompanhado pela coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado. Caiado enfatizou o papel da Inteligência Artificial (IA) para aumentar a competitividade e destacou a Política Estadual de Fomento à área.
Além disso, citou o programa Epicentro da Inteligência Artificial, pioneiro no Brasil, reforçando a importância da iniciativa estadual. A iniciativa, com aporte de R$ 2 milhões, vai desenvolver projetos em saúde, educação e agronegócio. Ademais, atrairá e acelerará startups em parceria com pesquisadores de outros países, fortalecendo a cooperação internacional.
“É algo que nós estamos fazendo com vários pesquisadores na Índia, como também nos Estados Unidos, para que a gente possa desenvolver. É extremamente importante esse avanço nosso na área”, disse.
O Epicentro terá financiamento equity free — sem participação acionária do governo — e será dividido em quatro etapas. Cerca de 150 startups participarão da pré-incubação em setembro, e apenas 10 alcançarão a fase final, recebendo R$ 200 mil em recursos estaduais. Além disso, terão mentorias, infraestrutura de ponta e apoio para registro de propriedade intelectual, fortalecendo o desenvolvimento e a competitividade das empresas. O programa é fruto de parceria entre o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG) e o Hub Goiás, voltado ao empreendedorismo inovador.
Mediado pelo jornalista Jaime Spitzcovsky, o debate abordou também a regulação da IA. Caiado criticou o modelo atual de legislação no Brasil.
“A legislação brasileira que está aí, é uma legislação que, ao invés de incentivar, trava a pesquisa do país, ela criminaliza o criador. O que nós aprovamos e sancionamos em Goiás é código aberto, não se penaliza o desenvolvedor daquela inteligência artificial ou quem elaborou o software”, pontuou.
Ele alertou que o país não pode perder novas oportunidades globais:
“Nós já perdemos o nosso período de globalização. Nós não podemos perder a parte de energia que nós temos mais renovável. Nós não podemos mais perder a inteligência artificial”.
Diálogo sobre o Brasil
Caiado, governador mais bem avaliado do Brasil com 88% de aprovação, segundo a pesquisa Genial/Quaest, integrou o painel “Entre Estados e Futuro: liderança em debate”, ao lado de governadores como Cláudio Castro (RJ), Helder Barbalho (PA), Raquel Lyra (PE) e Romeu Zema (MG). Além disso, a participação reforça a relevância de debates colaborativos entre líderes estaduais e a troca de experiências para o desenvolvimento do país.
“No momento que você vê o potencial do governo e, ao mesmo tempo, tem um plano estratégico para recuperar a credibilidade do Estado, do governante, da política, da autoestima do povo, você faz com que o Estado responda à altura. Aí você tem patamares impressionantes”, declarou o governador goiano ao citar os resultados na segurança, educação, saúde, ações sociais e serviços digitais.
A exemplo de Goiás, a governadora pernambucana, Raquel Lyra, citou êxito do Porto Digital de Recife ao detalhar como a parceria acadêmica, pública e privada é central para estabelecer um ambiente de inovação.
“Nós alinhamos a nossa matriz econômica tradicional com o trabalho de inovação, ciência e tecnologia”, declarou.
O Porto Digital é parceiro do Hub Goiás, localizado em Goiânia. O trabalho apoia startups e empreendedores na criação e crescimento de negócios inovadores.
Fomento ao diálogo
O seminário contou ainda com a presença de autoridades, como os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além disso, representantes do setor privado, como o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e os economistas Zeina Latif e Marcos Lisboa. Vale destacar que o ex-presidente da República, Michel Temer, também participou da programação.
Além disso, o Instituto Esfera Brasil atua para fomentar o diálogo sobre o país. O grupo, que reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva, tem a missão de engajar líderes em prol do Brasil. Com isso, o foco é gerar discussões que visam a construção de um futuro melhor para a nação.




Fotos: André Saddi