O estilista , que morreu nesta quinta-feira, aos 91 anos, não brilhou apenas nas passarelas. Deixou também um legado de estilo e elegância no design e na decoração, além de atuar no setor de hospitalidade.
Foi no ano de 1982 que Armani criou o seu primeiro item de decoração. Tratava-se de uma luminária de mesa chamada Lamp, com estrutura fina e cúpula em forma triangular, desenvolvida para o seu escritório milanês. Assim como na moda, o traço minimalista do estilista estava ali, naquela silhueta esguia que, nos anos 2000, se tornaria o logo da Armani / Casa.
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Luminária Logo, primeira peça de décor projetada por Armani.
Foto: Reprodução / Armani / Casa
Atualmente, a grife comercializa luminárias, mobiliário, têxteis e objetos de decoração. Em abril, na última Semana de Design de Milão, celebrou o seu 25º aniversário com o lançamento da coleção Oriental Inks, na loja da marca na Corso Venezia. Com perfume oriental, a linha conta com móveis e acessórios de acabamento artesanal, como tecidos bordados à mão.
Armani / Casa lança Oriental Inks na Semana de Design de Milão 2025.
Foto: Reprodução / Armani
O selo Armani alcançou também restaurantes, a partir de 1998, após o lançamento da unidade em Paris. Desde então, a marca desenvolveu um portfólio de mais de 20 estabelecimentos gastronômicos, como o Armani/Caffè, espalhados pelo mundo e com planos de crescimento contínuo, como afirma a própria empresa. O primeiro hotel, o Armani Hotel Dubai, foi lançado em 2010, no maior edifício do mundo, o Burj Khalifa. Depois, foi aberto outro em Milão, no centro histórico da cidade.
Armani Caffè em Pequim.
Foto: Divulgação.
Outro passo importante da etiqueta ocorreu em 2004, com investimento no design de interiores. A Armani / Casa começou a projetar ambientes e assinar empreendimentos imobiliários para pessoas físicas e incorporadoras, desde a fase conceitual até a gestão da construção. Como anuncia a empresa, tudo sempre sob a direção artística do próprio Armani.
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Hoje, há exemplares desses espaços grifados em pelo menos 29 países, como Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Filipinas, Turquia e China. Em 2024, o Brasil entrou na lista, quando foram anunciados novos negócios o e em Santa Catarina.
Ambiente decorado por Armani / Casa.
Foto: Davide Lovatti/ Divulgação.
O projeto carioca fica na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, e consiste num conjunto de 190 apartamentos divididos entre quatro torres. Feito em colaboração com a construtora e incorporadora mineira Patrimar, a Armani / Casa ficou responsável pelo conceito para as áreas comuns, escolhas de acabamentos, mobiliário e acessórios.
Já o catarinense é um edifício de 78 andares com apartamentos de até 1.100 metros quadrados, desenvolvido com a construtora Embraed, em Balneário Camboriú. Na época do anúncio, foi atribuído um valor total de vendas que alcançava a cifra de R$ 1,5 bilhão. O projeto, situado na Avenida Atlântica, no Barra Sul, será lançado oficialmente em 2026.