Desenvolvido por estudantes de Itaitinga (CE), o projeto de destaque na 11ª edição do Solve for Tomorrow, E-Vision, tem tecnologias de visão computacional para dar suporte a alunos com deficiência visual
O programa de Cidadania Corporativa da Samsung, Solve for Tomorrow Brasil, lançou mais um episódio da série ‘Vozes do Amanhã’. Nesse episódio, são relembradas histórias de estudantes que se destacaram na edição de 2024, demonstrando criatividade e impacto social positivo. Neste terceiro episódio, o público conhece o projeto ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’, desenvolvido por alunos de Itaitinga (CE). Além disso, o projeto visa auxiliar estudantes com deficiência visual, promovendo inclusão e melhorando a rotina acadêmica desses alunos.
Neste vídeo, os criadores do projeto apresentam a Eve, inteligência desenvolvida para analisar e ler textos impressos e digitais. Ademais, Eve também descreve ambientes, transmitindo informações pelo fone de ouvido, oferecendo autonomia e acessibilidade aos usuários com deficiência visual. A tecnologia preenche uma lacuna essencial de acessibilidade na educação, garantindo inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de aprendizagem. Segundo o Professor Francisco Rodrigo Castro Pereira, orientador do projeto, o E-Vision promove participação ativa e equidade no ensino.
“Uma das realizações que tenho é que eu realmente consegui ver os resultados que eles mesmos quiseram propor”, afirma o educador.
Veja o terceiro episódio completo da série “Vozes do Amanhã” clicando aqui.
Mais detalhes sobre o projeto “E-vision”
O ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’ foi criado por quatro alunas e um aluno. Na época, todos cursavam o segundo ano do curso técnico de redes de computadores. Além disso, eles estudavam na Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, um local que incentivou tanto a inovação quanto o aprendizado prático. Com isso, e com o apoio e orientação do Professor Francisco Rodrigo Castro Pereira, a equipe identificou a necessidade de desenvolver ferramentas de acessibilidade. Dessa forma, essas ferramentas visam auxiliar alunos com deficiência visual, garantindo assim participação plena em atividades acadêmicas e experiências educacionais mais inclusivas. Ademais, o suporte prático permite inclusão na sociedade, promovendo igualdade e autonomia para esses estudantes.
A partir disso, eles desenvolveram um tipo de óculos com microfone e outros recursos de voz, capazes de auxiliar na leitura de materiais impressos e na descrição de ambientes em tempo real. Além disso, o aparelho também informa ao usuário o que está acontecendo de forma detalhada e ainda pode tirar fotos do ambiente e de elementos específicos, além de informar data, hora e localização em território nacional. Portanto, a tecnologia oferece autonomia e inclusão, promovendo aprendizado acessível para todos. Clique aqui para saber mais.