Como os hotéis podem lucrar com a crise do Airbnb

3 Min de Leitura

As crescentes restrições ao aluguel de curta duração em grandes cidades, como Barcelona, Berlim e Nova York, têm gerado um cenário de oportunidades para o setor hoteleiro. Segundo gigantes do mercado, como a Hyatt, o cenário atual de novas regras e limitações impostas a plataformas como a Airbnb pode impulsionar a demanda por hospedagens tradicionais.


Diferenciais e vantagens dos hotéis

Enquanto as locações de curto prazo enfrentam desafios como a falta de padrão, riscos e questões legais, os hotéis apostam em vantagens consolidadas para atrair os viajantes. Pontos como segurança, limpeza, atendimento 24h, e infraestrutura de lazer e profissional, tornam-se diferenciais competitivos. O setor está preparado para atender uma demanda crescente por estabilidade e confiabilidade, especialmente entre nômades digitais e turistas corporativos.

De acordo com uma pesquisa da Morning Consult, 61% dos viajantes a trabalho preferem hotéis a aluguéis por temporada para estadias acima de sete dias, evidenciando a preferência por ambientes previsíveis e com infraestrutura profissional para períodos mais longos.

- Publicidade -

A busca por experiências e o reposicionamento da hotelaria

O setor hoteleiro também está se adaptando para competir com a “autenticidade” que antes era um diferencial do aluguel por temporada. Redes como a Hyatt investem em experiências mais locais e personalizadas. Antonio Fungairino, head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection, destaca que a empresa tem buscado parcerias com pequenos negócios e valorizado a gastronomia regional, enquanto oferece soluções tecnológicas como check-in digital.

Com as pressões sobre o impacto social dos aluguéis de curta duração, os hotéis também podem se posicionar como líderes do turismo sustentável, contribuindo para a economia local com a geração de empregos e o desenvolvimento da comunidade.

- Publicidade -

Oportunidade em estadias prolongadas

O novo contexto favorece o investimento em estadias prolongadas, modelo que se mostra mais prático e rentável para o setor. Com a gestão terceirizada por operadores especializados, as hospedagens de longa duração têm ocupação mais estável e fluxo de caixa mais previsível. Essa é uma aposta de muitas redes, que estão lançando novas marcas focadas nesse modelo, visando maior resiliência e rentabilidade.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo