Colocar a ciência brasileira no mapa global norteia nova fase da QUINTAL Lab

6 Min de Leitura
CONTEÚDO APRESENTADO POR QUINTAL LAB

Se você é entusiasta da beleza, você deve se lembrar das máscaras de argilas coloridas que todos pareciam ter (ou desejar) em 2016, ano de nascimento da QUINTAL. Disponíveis atualmente em quatro variedades, cada uma direcionada para um dilema específico de pele, a coleção ainda é um hit da marca nacional, encabeçada por Giulio Peron.  

“Meu desejo era oferecer uma fórmula complexa que fosse além da mistura de argila e água. Por isso, trouxemos esse ingrediente ancestral, que é argila, e combinamos com tecnologias nanoencapsuladas”, explica o fundador sobre o sucesso por trás do primeiro produto da etiqueta. 

“Nós acreditamos que inovação não é só sobre o ‘novo’. É também sobre resgatar saberes que vieram antes de nós, reinterpretá-los com respeito sob o prisma da ciência contemporânea. Ancestralidade e tecnologia não são opostos — são duas partes da nossa assinatura na criação de dermocosméticos verdadeiramente completos e biocompatíveis”, afirma Giulio Peron.

- Publicidade -

O match entre ancestralidade e ciência segue como a base fundamental para todas as formulações concebidas. “Desde o princípio, carregamos o conceito de ser um laboratório. Para isso, fazemos uma curadoria de ativos e criamos técnicas que resultam em fórmulas que são autorais e criativas. Nunca quisemos reproduzir algo que já existe no mercado”, comenta Peron. 

Para elucidar esse processo original, a marca recentemente mudou seu nome de QUINTAL Dermocosméticos para QUINTAL LAB, uma abreviação de QUINTAL Laboratório Dermatológico. A mudança também é acompanhada por uma novo logo: a inicial “Q” é redesenhada para se assemelhar ao formato de uma lupa. “O símbolo da curiosidade e da ciência”, diz Giulio. 

- Publicidade -

- Publicidade -

A modificação do nome oficial, por sua vez, também é mais fácil de ser incorporado pelo público estrangeiro – e a internacionalização dos produtos está nos planos futuros da marca. “Meu propósito como fundador é fortalecer a ciência brasileira no mapa global. Olhar para fora e observar tendências de outros países é algo comum no mercado nacional de cosméticos. Queremos fazer o caminho inverso.” 

“Sou bisneto de curandeira, a Vó Chica, uma mulher que tinha apreço pelas ervas e plantas. Me interessa muito entender como estes ingredientes podem ser potencializados pela ciência atual. O Brasil é dono de uma das maiores biodiversidades do planeta, e queremos ser representantes desta variedade ao oferecer moléculas inéditas e produtos inovadores”, comenta ele.

Para Giulio, o Brasil ainda é pouco reconhecido globalmente como potência científica no campo da cosmetologia, apesar do avanço nos laboratórios. “Existe uma pesquisa séria por trás do que fazemos na marca. Não trabalhamos apenas com beleza, mas com ciência aplicada com rigor. Desenvolvemos ingredientes e moléculas inéditas, com eficácia comprovada, a partir de elementos típicos da natureza brasileira. Temos uma potência global em nosso próprio quintal’”, brinca com o nome da marca.

novo Quintal 0185 copiar

Exemplo disso é o complexo hidratante de samambaia, líquens e musgos, encontrado na linha Aqua Babosa (que conta ainda com uma água termal 100% brasileira), o combo da flor de hibisco, mandacaru e ora-pro-nobis, que junto a ácidos esfoliantes de última geração, dá vida ao Sérum Renovador, e os extratos clareadores de albizia, papoula, camomila e ginseng brasileiro, presentes no Sérum Elixir Antiolheiras.  

Para facilitar a jornada do consumidor, a QUINTAL propõe um novo guia de cores que indica pela tonalidade da embalagem a função de cada produto. O verde será utilizado para sinalizar produtos anti-acne e de controle de oleosidade, enquanto o vermelho, para firmeza e efeito plump. 

O bege indicará uniformização do tom de pele; o coral, oferta de maciez e emoliência; o laranja, proteção antioxidante; o amarelo, luminosidade e aumento de viço; o azul-esverdeado, hidratação; o violeta, tratamentos para poros dilatados e, por último, o marrom, usado em produtos de base e cobertura. 

O projeto gráfico dos produtos e campanhas também será renovado com novas ilustrações, que deixará de lado os traços mais finos para um apresentar uma estética de tinta à óleo. “E nada de inteligência artificial. Trabalhamos com artistas de verdade para imprimir arte e intenção – e isso vai desde os ilustradores aos fotógrafos”, relata Giulio. 

tudo sobre a marca brasileira quintal dermocosméticos que agora é quintal lab

“Para construir uma beleza brasileira, precisamos nos apropriar do que é nosso”, defende Giulio, que agora une forças com o grupo farmacêutico Herbarium, que completa 40 anos e é referência em fitoterápicos, para expandir seu negócio. Depois de quase uma década como marca independente, QUINTAL LAB integrou o portfólio de negócios do grupo de fitomedicina durante a aquisição realizada em abril de 2024. “O objetivo é avançarmos para outro patamar e levarmos nossa assinatura e a ciência brasileira para todo o globo.”

tudo sobre a marca brasileira quintal dermocosméticos que agora é quintal lab

Ao inaugurar este novo capítulo, a marca objetiva reforçar seu compromisso com a inovação e a autenticidade. “Queremos convidar todos a redescobrirem não apenas a nossa essência, mas também a se conectarem com a nossa jornada”, finaliza Peron.

Compartilhe este artigo