Quando o inverno chega, a pele é uma das primeiras a sentir os impactos das mudanças climáticas. A queda nas temperaturas e a baixa umidade do ar provocam ressecamento, deixando-a com a aparência opaca, sensível e até com descamação. “Nossa pele possui uma mistura de moléculas que são capazes de reter água em seu interior, garantindo sua hidratação natural. No inverno, no entanto, é comum que o tempo interfira nessa estrutura e a água presente na nossa derme acabe evaporando”, explica a médica especialista em dermatologia, Beatriz Deodato.
O clima, porém, não é o único fator que influencia: nossos hábitos mudam com o frio. A especialista destaca que existem fatores externos que também interferem, como os banhos mais quentes e demorados e a diminuição no consumo de água. Por isso, é fundamental adaptar a rotina de skincare no inverno, com produtos e ativos adequados, além de cuidados extras. A seguir, confira sete dicas para manter sua pele saudável e hidratada durante toda a estação.
1. Reduza a temperatura e o tempo do banho
Apesar da tentação de tomar banhos longos e quentes, esse é um dos principais erros quando o assunto é cuidados com a pele no inverno. “A água muito quente retira os nossos lipídios naturais, prejudicando a função de barreira e levando à perda de hidratação. A dica é optar por banhos mais curtos, com água morna, e evitar o uso de buchas ou sabonetes agressivos”, explica a médica.
2. Substitua os sabonetes comuns por óleo de banho
Durante o inverno, o seu sabonete tradicional pode ser um inimigo da hidratação. “O ideal é lavar o corpo com óleo de banho, que ajuda a manter a umidade natural da pele. Sabonetes comuns, principalmente os em barra, costumam ser mais alcalinos e acabam desregulando o pH da derme”, reforça a especialista. A recomendação vale principalmente para peles secas, sensíveis ou com tendência à dermatite.
Foto: Pexels
LEIA MAIS:
3. Invista em hidratação
Esta é a regra número um em qualquer estação, mas no frio esse passo precisa ser reforçado. Beatriz indica hidratar a pele do corpo duas vezes ao dia e, se possível, quando ela ainda estiver úmida, logo após o banho. “Isso melhora significativamente a absorção dos ativos. De dia, para peles oleosas, o ideal é usar opções mais leves. Mas à noite, quando acontece o processo regenerativo, todos nos beneficiamos de uma hidratação mais potente”, explica.
4. Protetor solar é indispensável (mesmo sem sol!)
“Protetor solar deve ser usado todos os dias, não importa a época do ano”, alerta a médica. A aplicação também deve seguir regras: “Use uma quantidade equivalente ao comprimento de três dedos pela manhã e reaplique a cada duas horas, especialmente se houver exposição ao sol. Mesmo no frio, os raios UV continuam ativos e podem acelerar o envelhecimento e agravar condições, como o melasma”.
6. Beba água
No frio, costumamos sentir menos sede – mas isso não significa que precisamos de menos água. Pelo contrário: “No inverno, acabamos ingerindo uma quantidade menor de líquidos e isso interfere diretamente na quantidade de água presente na nossa pele. Por isso, um passo fundamental para manter a hidratação nessa época é garantir a ingestão regular ao longo do dia”, enfatiza Beatriz. Que tal um chá quentinho?
LEIA MAIS:
7. Invista nos ativos certos para a estação
A escolha dos ingredientes certos também é fundamental para um skincare no inverno eficiente. “Nessa época, é interessante priorizar ativos que promovem hidratação sem causar irritação ou hipersensibilidade”, orienta ela. Entre os queridinhos da estação estão o ácido hialurônico, pantenol, niacinamida e manteiga de karité.
8. Atenção às áreas mais ressecadas
Lábios, mãos, cotovelos e joelhos tendem a ressecar mais no inverno e precisam de cuidados extras. “Para essas regiões, recomendo cremes que ajudem a recuperar a barreira cutânea. Produtos como Cicaplast, Bepantol, Cicalfate, Aquaphor ou Nutrel B5 são ótimos aliados para evitar rachaduras e desconfortos”, sugere Beatriz.