Quem disse que para comer bem é preciso passar horas na cozinha? As cinco receitas que a gente selecionou para esta reportagem derrubam rapidinho esse mito. Práticas e descomplicadas, só exigem presença na cozinha por meia hora, no máximo, fora o tempo de forno – e rendem um jantar rápido e perfeito para quem já cansou do frango grelhado de todo dia.
Não deixe de conferir as dicas das autoras das receitas: elas ensinam como substituir alguns ingredientes, o que multiplica as opções para o cardápio semanal.
Leia também:
Receita de fettuccine com cogumelos
https://www.instagram.com/reel/DIRIM8NxnbU/?igsh=MWQ4dGw5azBrNm95cQ%3D%3D
“No lugar do alho-poró, pode usar um dente de alho laminado, ou um punhado de talos de cebolinha – prefiro a parte mais branca. O vinho também pode ser substituído por água ou caldo de legumes. Para transformar em receita vegana, basta tirar a manteiga e dobrar a quantidade de azeite.”
Nicole Khouri, autora do perfil @anicolekhouri
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
5 ninhos de fettuccine
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
100 g de alho-poró picado
300 g de shitake (pique somente a metade)
Pimenta-do-reino a gosto
Tomilho fresco a gosto
¼ de xícara de vinho branco seco
Modo de fazer
1. Coloque a massa para cozinhar em água abundante, fervente, salgada como o do mar.
2. Enquanto isso, prepare o molho. Em uma panela larga e de fundo grosso, aqueça o azeite e a manteiga e refogue o alho-poró com os cogumelos picados.
3. Acrescente os cogumelos inteiros, tempere com sal, pimenta e um pouco de tomilho e mexa até dourar e começar a formar uma crostinha no fundo da panela.
4. Adicione o vinho, para formar um caldinho, e misture bem – pode acrescentar uma concha da água do cozimento da massa.
6. Escorra a massa, incorpore ao molho, ajuste o tempero e sirva.
Receita de sopa cremosa de ervilha com bacon
Foto: Ana Bacellar
“Faço com a ervilha em conserva, que tem o sabor da sopa da minha infância. Se quiser usar a fresca congelada, é só deixar um pouco mais no fogo para cozinhar. E também pode fazer com ervilhas secas, basta cozinhar como feijão e usar o caldo do cozimento na sopa.”
Heloísa Bacellar, autora do portal nacozinhadahelo.com.br
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
100 g de bacon em tirinhas finas ou cubinhos
25 g de manteiga
1 cebola média em cubinhos
Sal a gosto
1 e 1/3 de xícara de ervilha em conserva já escorrida
3 xícaras de água ou caldo de legumes (720 ml)
1 folha de louro
Modo de fazer
1. Aqueça o bacon numa panela média e, mexendo de vez em quando, mantenha em fogo médio até começar a dourar. Passe para uma tigela forrada com papel- toalha e reserve.
2. Na mesma panela, derreta a manteiga e junte a cebola, com uma pitada de sal. Quando começar a dourar, acrescente a ervilha, a água e o louro. Deixe ferver por uns 5 minutos e retire do fogo.
3. Bata no liquidificador, volte com ela para panela, aqueça de novo, espere ferver e acerte o sal. Junte os cubinhos de bacon e sirva em seguida.
Receita de frigideira de ovos com espinafre
Foto: Roberto Seba
“Já tivemos algumas variações desta receita no bufê do Ráscal, usando tomate no lugar do espinafre – vira um clássico italiano, os ovos no purgatório – ou uma mistura de cogumelos, como shimeji, shitake, paris, portobello e eryngui. O importante é a clara ficar cozida, mas a gema permanecer molinha. Para dar certo, precisa cozinhar com a panela aberta. Se tampar, forma-se uma película ao redor da gema, ela endurece e fica esbranquiçada.”
Nadia Pizzo, chefs dos restaurantes Cortés e Ráscal, em São Paulo
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
1 kg de espinafre fresco, só as folhas
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola fatiada finamente em meia-lua
1 dente de alho bem picado
½ colher (chá) de harissa em pasta
¼ de xícara de nata (ou creme de leite fresco)
50 g de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Sal a gosto
8 ovos
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Salsinha finamente picada a gosto
Cebolinha em rodelas a gosto
Modo de fazer
1. Coloque o espinafre em uma panela grande, tampe e leve ao fogo baixo, até as folhas murcharem. Retire do fogo, escorra bem e reserve.
2. Em uma panela baixa de fundo largo, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até murcharem. Junte o espinafre cozido, a harissa, a nata, ¼ do queijo parmesão e a manteiga. Acerte o sal e cozinhe por 2 minutos.
3. Com uma colher, faça oito buracos no espinafre refogado e coloque os ovos em cada um deles. Cozinhe até que as claras fiquem brancas e as gemas, moles.
4. Tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com o parmesão restante, a salsinha e a cebolinha. Sirva imediatamente.
Leia também:
Receita de frango fácil na frigideira
Foto: Ana Zambrin
“O fundamental dessa receita é a técnica, que deixa os filés suculentos. Os ingredientes podem mudar. Para variar no dia a dia, sugiro trocar a páprica por lemon pepper, cúrcuma, orégano, alecrim ou cominho. No lugar dos tomatinhos, fica ótimo usar pimentão, vagem já cozida ou abobrinha.”
Ana Zambrin, autora do canal @anazambrin, no Youtube
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
600 g de filés fininhos de frango
Azeite a gosto
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de páprica
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Suco de 1 limão
1 colher (chá) de farinha de trigo (opcional)
8 tomatinhos-cereja cortados ao meio
1 cebola grande cortada em meia-lua
Cheiro verde picado a gosto
Modo de fazer
1. Tempere os filés com um fio de azeite, alho, páprica, sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Acrescente a farinha de trigo, espalhe bem nos filés e reserve.
2. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira de fundo largo e, no fogo alto, disponha os filés sem que fiquem sobrepostos – se não couberem, divida em etapas.
3. Quando estiverem dourados, vire os filés e doure do outro lado, agora com a frigideira tampada, para que se forme vapor e o frango não resseque.
4. Passe os filés para uma travessa e, na mesma frigideira, sem desligar o fogo, salteie rapidamente os tomatinhos, temperados com sal e pimenta-do-reino, sem deixar que desmanchem.
5. Acrescente a cebola e mais um fio de azeite, misture bem e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Volte os filés para a frigideira e finalize com o cheiro-verde.
Receita de torta de liquidificador
Foto: @euprefirodoce_
“Criei essa torta para comer algo gostoso sem passar horas na cozinha. Abri a geladeira, vi o que tinha e improvisei. A receita é um curinga: pode usar legumes, queijos, carnes, o que sobrou do dia anterior. Ao mesmo tempo, quem quiser incrementar pode usar recheios como camarão, carne seca, bacalhau… Uma única base, várias possibilidades deliciosas.”
Marina Franco, autora do perfil @euprefirodoce_
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos (mais 40 minutos de forno)
Ingredientes
Massa
3 ovos
360 ml de leite
90 ml de óleo
1 caixinha de creme de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
Recheio
Presunto picado a gosto
Muçarela picada a gosto
Ovos cozidos picados a gosto
Tomates em rodelas a gosto
Cebola em rodelas a gosto
Azeitonas picadas a gosto
Orégano a gosto
Azeite a gosto
Modo de fazer
1. Bata os ingredientes da massa, exceto o fermento, no liquidificador.
2. Delicadamente, sem bater, adicione o fermento, o presunto e a muçarela e espalhe em assadeira untada e enfarinhada.
3. Por cima, espalhe os ovos cozidos, os tomates, a cebola e as azeitonas. Salpique o orégano, regue com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido a 180 ºC até dourar.