Muito além do conforto e do atendimento exclusivo, os hotéis de luxo seguem focados em proporcionar algo raro: vivências que conectam o hóspede ao lugar de maneira genuína. Por aqui, selecionamos três experiências que você só pode viver nesses destinos: ouvir música clássica em um vinhedo centenário no sudoeste francês, fazer passeios sustentáveis por fazendas de ostras no nordeste do Brasil e navegar em um barco privativo pelo mar Mediterrâneo rumo a vilarejos pouco conhecidos da Catalunha. Confira.
Música clássica no berço do enoturismo francês
Visitar Saint-Émilion, uma das regiões vinícolas mais importantes da França, é uma daquelas experiências que combinam história, beleza natural e, claro, enoturismo. Quando a viagem inclui a hospedagem em um castelo construído no século 20 e inteiramente restaurado, tudo se torna ainda mais especial. O Château Grand Barrail é uma das propriedades mais charmosas da região famosa pelos premiados vinhos Grand Crus. Cercado por vinhedos e de um parque natural, o hotel dispõe de 46 suítes, spa, piscina e fitness center. Na primavera e no verão, quando o clima está mais ameno, o Grand Barrail organiza apresentações de música clássica no gramado em frente ao hotel.
Os hóspedes são convidados a degustar vinhos, queijos, pães e geleias de pequenos produtores locais, acomodados em cadeiras, pufes ou em elegantes toalhas sobre a grama, enquanto apreciam a apresentação de uma orquestra ao ar livre. Para aproveitar ainda mais o verão europeu, o hotel também promove jantares festivos sob as estrelas, com música ao vivo e pratos típicos do Sudoeste francês. Os visitantes podem ainda explorar os vinhedos da região a bordo de um Triumph vermelho, um conversível vintage que faz parte da frota do Château.



Navegar pelo Mar Mediterrâneo
A poucos minutos da Catedral de Barcelona, o Serras está no coração do Bairro Gótico. Além disso, ocupa o local onde funcionou o primeiro ateliê de Pablo Picasso. Muito além do seu legado histórico, o hotel destaca-se pelas 28 suítes de luxo discreto e conforto refinado. As janelas vão do chão ao teto, trazendo luz natural e lindas vistas ao interior. A partir do Serras, é possível escapar da multidão que visita Barcelona no verão em experiências exclusivas. Entre elas, passeios de barco saem da Marina Port Vell, logo em frente à propriedade. Um dos destinos dos tours personalizados e organizados pelo Serras chega ao pequeno vilarejo de El Masnou.
A charmosa vila costeira, situada a cerca de 20 quilômetros de Barcelona, proporciona fácil acesso aos vinhedos da DO Alella — famosos por seus vinhos brancos frescos e minerais. Durante o trajeto pelo mar Mediterrâneo, é possível admirar a paisagem da cidade, com vistas para a Sagrada Família, Montjuïc e a praia de Barceloneta. No retorno, os hóspedes podem desfrutar de um jantar no Informal Terrace, restaurante do hotel que oferece pratos mais leves e opções ideais para compartilhar — como as tradicionais tapas espanholas, croquetes, além das icônicas batatas bravas da casa e lulas frescas trazidas de Cádiz. Além disso, escolhido durante anos como um dos melhores rooftops de Barcelona, o local é perfeito para tomar drinques ao pôr do sol, especialmente depois de um mergulho na piscina.



Um passeio por fazendas de ostras
Na praia das Minas, em Pipa (RN), o Filha da Lua Eco Lodge propõe uma imersão profunda na natureza. Com 17 suítes distribuídas em 9 bangalôs elevados, o projeto alia conforto e consciência ambiental. Os bangalôs foram planejados para reduzir o impacto no ecossistema local e garantir bem-estar. Ademais, a arquitetura se integra à paisagem ao redor de forma harmônica e sustentável. Um dos poucos hotéis do mundo a adotar alimentação 100% sem glúten é o Filha da Lua Eco Lodge. Além disso, oferece um menu de experiências com diversas atividades náuticas sob demanda. Entre as vivências mais singulares está o passeio pelas fazendas de ostras no estuário do Rio Cunhaú. Nesse local, em Canguaretama, o encontro entre água doce e salgada forma um ambiente rico em nutrientes.
A bordo de um barco, os hóspedes navegam entre os manguezais — um ecossistema rico e preservado, ideal para o cultivo sustentável da iguaria. Além disso, o ponto alto da jornada é a degustação de ostras frescas colhidas na hora. Vale destacar que os produtos cultivados por ali são reconhecidos mundialmente pela qualidade e sabor excepcionais. Trata-se de uma experiência que conecta sabores locais e paisagens intocadas no litoral potiguar. No retorno, vale assistir de camarote à chegada da lua, que acontece bem em frente ao hotel — nas noites claras de lua cheia, uma luz invade as ondas serenas e proporciona momentos de tirar o fôlego aos visitantes.



Ritual de conexão espiritual com a natureza
Conhecer as tradições de um povo faz parte da emocionante arte de viajar. No Atacama há rituais ancestrais de respeito ao meio ambiente como em nenhum outro lugar no planeta. Quem se hospeda no Nayara Alto Atacama, eleito um dos melhores hotéis da América do Sul pela Condé Nast Traveler e o único com o selo “S” de Turismo Sustentável na região, pode vivenciar de perto como viviam e vivem os povos atacamenhos, e como eles cuidam da terra. Ao lado de uma equipe de guias do hotel experts e nascidos no Atacama, os visitantes conhecem histórias seculares durante os diversos passeios pelo destino, como a visita ao Valle de la Luna, às Lagunas Altiplanicas ou às Termas de Puritama — experiências que todo visitante precisa fazer uma vez lá.
Mas há momentos especiais que acontecem uma vez ao ano: todo dia primeiro de agosto, as comunidades realizam o Pachamama Raymi ou “Pagamento da Terra”, uma celebração importante nas terras altas que homenageia a Mãe Terra. Este ritual acontece em locais sagrados nas áreas rurais de San Pedro de Atacama e marca o início de um novo ciclo agrícola. Durante a cerimônia chamada challa, os participantes colocam na terra alimentos, folhas de coca e flores como forma de agradecimento. Além disso, o ritual busca renovar a conexão espiritual com a natureza e expressar gratidão pela sua generosidade. É um momento especial para os povos originários do Atacama, que reforçam seus valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Ademais, isso ocorre em um dos destinos mais áridos do mundo, onde a conexão com a natureza é essencial.


Fotos: Divulgação